Pesquisadores da UFJF criaram o Milktech, utilizado para identificar adulteração no leite e similares
Por Da Redação

Um produto inovador, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) nesta terça-feira, 5. O aparelho Milktech, utilizado para identificar adulteração no leite e similares, foi desenvolvido por professores do Departamento de Física, e aguardava pela concessão de patente desde novembro de 2008.
O setor de Proteção ao Conhecimento da UFJF soma 117 depósitos de patentes. E esta, em específico, foi desenvolvida pela pesquisadora Maria José Valenzuela Bell, juntamente com os pesquisadores Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley Gonçalves Nascimento e outros, a partir do estudo “Técnicas para verificação da porcentagem de água no leite”.
O Milktech possibilita que o comprador verifique se houve adulteração no leite por adição de água ou de outros reconstituintes. O aparelho tem um preço bem mais acessível e é portátil e conta com bateria recarregável, podendo ser levado ao tanque onde, comumente, são feitas as adulterações.
Veja mais sobre o equipamento no site da UFJF.
Conheça outras soluções inovadoras desenvolvidas em universidades mineiras na coluna Ciência em Minas.
Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2018/06/06/equipamento-que-mede-qualidade-do-leite-recebe-patente-pelo