Projeto tem como objetivo disponibilizar a tecnologia sem ônus durante o período da pandemia de Covid-19
Por Da Redação

Representada pelo designer e pesquisador Hélcio Jaques de Almeida – que atua em parceria com a empresa HI Tecnologia –, a Escola de Design participa, desde março deste ano, do desenvolvimento de um equipamento de suporte respiratório para o tratamento de pacientes com necessidades de respiração assistida.
Com o apoio de integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT-UEMG), de professores da Unidade Acadêmica de Passos (UEMG) e representantes da Santa Casa de Misericórdia de Passos, a proposta se estendeu e resultou na elaboração de um projeto de inovação. Os cursos de Medicina e Sistemas de Informação de Passos estão fornecendo suporte técnico à iniciativa, associados ao Programa “Trama pela vida: ações de apoio ao enfrentamento da COVID-19”. A equipe do NIT está mediando o processo para o registro de Propriedade Intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como dando suporte na oficialização das parcerias e demais trâmites relativos à transferência de tecnologia para as empresas e fabricantes.
O equipamento, que está sendo elaborado, é portátil, de tecnologia acessível e com baixo custo produtivo, pois utiliza impressão 3D, corte a laser e tecnologias afins. Oferece, também, monitoramento, via sistema, dos requisitos de controle do paciente exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como painel de operação básico incorporado com programação e controle de volume de ar fornecido ao paciente, programação da frequência respiratória, programação da taxa de inspiração/expiração e monitoramento da pressão corrente.
De alta complexidade e regido pelas normas regulatórias da Anvisa, o projeto tem como objetivo disponibilizar a tecnologia, sem ônus e durante o período emergencial da pandemia do novo coronavírus, para que ocorra a fabricação de 300 equipamentos a serem doados ao estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através de parceria estabelecida com a Diretoria de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres.
Saiba mais sobre a pesquisa no estado na coluna Ciência em Minas.
Fonte: http://www.uemg.br/noticias-1/4436-covid-19-equipamento-respiratorio-e-objeto-de-projeto-de-inovacao