Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotícias“A maioria das universidades v...

“A maioria das universidades vai desaparecer”, diz especialista em inovação

David Roberts, da Singularity University, acredita que só se manterá quem souber inovar


Por David Roberts

Crédito: Shutterstock

À primeira vista, a notícia causa impacto, mas o especialista em inovação e membro da Singularity University, David Roberts, acredita piamente que, no futuro, graduações não serão mais tão importantes. Em entrevista ao jornal espanhol El País, ele comentou o porquê dessa opinião. Confira:

Para Roberts, só sobreviverá quem tiver uma marca firme e souber se transformar. Investir em novas tecnologias é uma das saídas. “As grandes universidades não querem oferecer seus conteúdos online porque acreditam que a experiência será pior para o aluno, que nada se compara a uma aula cara a cara. Enquanto isso, ignoram a revolução que está acontecendo”, explica.

Para David, grande parte do problema da educação está na maneira de se ensinar. “Estamos ensinando da mesma forma durante os últimos 100 anos e, como crescemos nesse sistema, achamos que é normal, mas é loucura”, conta. O especialista acredita que é preciso ensinar novas ferramentas aos alunos, que realmente os ajude a lidar com o mundo em que vivem. Para ele, a resistência em se adaptar às mudanças contribuirá para o fim das universidades como conhecemos.

Roberts reforça que é preciso lembrar que cada indivíduo tem um tipo de inteligência e que não adianta ensinar a todos da mesma maneira. Mas mudança não deve vir só por parte das instituições. Apesar de inserido na atualidade, os jovens tendem a seguir modos mais tradicionais e isso precisa mudar. “Não se deve aspirar que uma empresa contrate você. Não temos que ensinar como conseguir um trabalho, mas sim criá-lo”, comenta.

David afirma que, para as universidades, é preciso ter como foco formar líderes, pessoas inovadoras que vão contra as normas e alcancem resultados ambiciosos. Sobre o futuro, ele não tem dúvidas: “O mundo seguirá girando em torno do dinheiro, que é a energia para fazer as coisas ou mudá-las. Esses novos inventos inspirarão as pessoas a trabalhar para poder comprar”, conclui.

Fonte: Universia Brasil

Fonte: Universia Brasil

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras