Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasA revolução das máquinas já co...

A revolução das máquinas já começou e você será fortemente impactado

Você sabe o que Machine Learning? Esse tema será cada vez mais comum nas nossas vidas


Por Alysson Lisboa/SIMI

Durante o evento, o público conheceu um pouco sobre Machine Learning
Crédito: Alysson/Simi

Sempre que o Seed – Programa de Aceleração do Governo de Minas – abre suas portas para palestras pode ter certeza: trata-se de alguma inovação que está chegando. Sexta-feira (17/3) não foi diferente. O Circuito Microsoft Startup trouxe o tema Machine Learning, que está gerando muita curiosidade ao redor do mundo e atraindo milhares de jovens para esse promissor mercado. Lucas de Carli, evangelista da Microsoft, conversou com os participantes que lotaram o espaço Seed.

Mas o que é Machine Learning? É uma tecnologia de aprendizado de máquina que evolui gradativamente, percebendo padrões e melhorando respostas. A partir do reconhecimento de face, textos e reações, um grande volume de dados é gerado e pode indicar comportamentos de consumo, por exemplo.

Lucas de Carli, da Microsoft, apresentou desde soluções mais simples, como chatbots para programas como o Messenger, que realiza interação com humanos de modo mais fluido, até ações mais complicadas, como perceber reações ou comportamentos a partir do escaneamento da face.

Hoje já é possível escanear o rosto das pessoas para identificar reações. Como a pessoa entrou e saiu de evento? Mais satisfeita, mais feliz? Relatórios assim são possíveis agora com o aprendizado de máquina.

Outra aplicação comum e que já está sendo utilizada é a identificação de imagens sem legenda. Assim como no nosso cérebro, que faz associações e um pequeno fragmento pode nos conectar com a imagem toda, o Machine Learning trabalha assim. Vai alugar uma bicicleta? Basta uma imagem do seu rosto e pronto. Nada de cartões, documentos ou qualquer burocracia. A Siri da Apple e agora, o Bixby da Samsung são algumas soluções de reconhecimento de voz que também utilizam a tecnologia.

O Facebook também usa essa tecnologia para identificar pessoas em fotos, mesmo que elas estejam de perfil ou até de costas. Isso só é possível pelas associações e o grande volume de dados e conferências que a nova tecnologia de aprendizado de máquina permitem. Você já reparou como o número de spam na sua caixa de email teve grande redução? Pois é. Essas e dezenas de outras aplicações já estão batendo a nossa porta.

Nexer também trabalha com Machine Learning

Na semana passada, foi apresentado o 4º Meetup de Machine Learning, realizado pela startup Nexer, e atraiu pesquisadores, engenheiros e interessados pelo tema. Sadraque Viana, CTO da empresa, e David Pinto, também da Nexer, falaram sobre as dificuldades em trabalhar o tema, suas aplicações e traçaram um cenário bem otimista para que a tecnologia seja amplamente difundida nos próximos anos.

Elementar, meu caro Watson

Chamada de computação cognitiva, IBM Watson é um dos grandes responsáveis pelo processamento de grande parte dos projetos e está sendo explorado por milhares de desenvolvedores mundo afora. Com o Watson é possível analisar, interpretar dados em forma de texto, images, áudio e vídeo.

Saiba mais sobre Machine Learning

O Simi realizou transmissão ao vivo de parte da palestra veja abaixo:

Participamos também da cobertura de evento no Google sobre o tema. Clique aqui.

Fonte:

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras