Veículo será individual, autônomo e funcionará como um táxi aéreo
Por Redação
Viver no mundo de Os Jetsons já não parece algo tão distante como na época em que o desenho foi lançado, há mais de 50 anos. A gigante aeroespacial Airbus revelou, recentemente, seu projeto de carro voador chamado Vahana.
O veículo, que deve ser usado como um táxi aéreo, é individual e autônomo, capaz de decolar e pousar verticalmente. São oito hélices em dois conjuntos de asas, que variam as posições conforme o ângulo do movimento.
O projeto foi lançado no início deste ano como uma das primeiras atividades da ³ (pronuncia-se “cubo”), braço da Airbus no Vale do Silício. Segundo o CEO Rodin Lyasoff, a equipe trabalha para colocar um protótipo nos ares antes do final de 2017.
O sonho não é inalcançável, segundo o CEO, apesar das rígidas regras de aviação dos Estados Unidos e da Europa. Lyasoff acredita que as leis serão obrigadas a se adaptarem ao futuro. Outro ponto destacado é o preço de produção das aeronaves ser baixo. “Automação completa também nos permite fazer nossas aeronaves tão pequenas e o mais leve possível, reduzindo significativamente os custos de produção”, diz Lyasoff.
E se tudo der errado, o Vahana virá equipado com um paraquedas balístico, que funciona mesmo em baixas altitudes.
Você teria coragem?
Fonte: The Verge