A TV SIMI foi até a instituição conhecer um pouco mais os trabalhos de profissionalização dos recuperandos
Por Paula Isis/SIMI
Um presídio no qual o detento em recuperação é chamado pelo nome, circula livremente durante o dia e sem uniformes do sistema prisional brasileiro. Local onde as regras são cumpridas e cobradas por eles mesmos. Onde o funcionamento depende do trabalho de cada um. Lugar que valoriza o ser humano que há por trás de cada delito. Assim é a Apac da cidade de Nova Lima, em Minas Gerais.
Em funcionamento desde 2002, a instituição realiza um trabalho de empreendedorismo social com os detentos, dando a eles oportunidade de recomeçar. Na Apac eles aprendem uma nova profissão para conquistar um espaço no mercado de trabalho. No local, o recuperando desenvolve habilidades com plantação de hortaliças, construção civil, confeiteiro e corte e costura. Além disso, eles saem com o conhecimento prático alinhado ao teórico.
A TV SIMI foi até a Apac conhecer um pouco do trabalho realizado pela instituição que é referência do sistema prisional brasileiro. Quer saber como é o funcionamento da Apac? Livre-se dos preconceitos e aperte o play no vídeo abaixo.
Fonte: