Empresas mineiras confirmam o aumento do faturamento do setor
Por Redação
O mercado de e-commerce deve fechar 2016 com um aumento no faturamento de 8% com relação ao ano anterior, segundo dados da pesquisa da e-Bit/Buscapé. Mesmo que o crescimento seja abaixo do esperado, já que a taxa anual nos períodos anteriores chegou a 25%, os números apontam uma oportunidade para comerciantes, já que a expectativa é de expansão até 2020.
O otimismo passa pela maior familiaridade do brasileiro com a internet. Segundo a pesquisa ATKearney Consultoria mostra que o internauta brasileiro passa mais tempo navegando que qualquer outro ao redor do mundo – 51% dos entrevistados afirmaram passar o dia inteiro conectado à web.
Para Bruno Borges, diretor de marketing da JN2, empresa vinculada ao BH-TEC e que desenvolve tecnologia para e-commerce, a nova geração de consumidores torna as expectativas ainda melhores. A empresa prevê que, até 2020, o faturamento do setor deve crescer em 43,5%.
“Os jovens nascidos já na era da internet, que não conheceram o mundo offline, estão começando a ter renda própria agora. Para essas pessoas, fazer compras na internet é algo bastante natural, o que impacta diretamente no volume de vendas do e-commerce”, revela Borges.
Vantagens para lojistas e consumidores
O e-commerce tem se mostrado uma saída vantajosa para lojistas iniciantes, já que é preciso apenas um investimento inicial reduzido em comparação às lojas físicas. Além disso, os custos de manutenção são mais simples e permitem um negócio mais facilmente escalável.
A plataforma de descontos Meliuz, também residente no BH-TEC, teve um aumento do volume de vendas. “Na Black Friday, conseguimos um volume de vendas pelo Meliuz 33% maior que no mesmo evento em 2015. Na soma do ano, já podemos dizer que em 2016 vendemos o dobro de do ano passado”, afirma o fundador da empresa, Ofli Guimarães.
Para o empreendedor, o momento econômico desfavorável do país faz com que o consumidor se torne mais cauteloso e busque preços melhores e descontos.
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