Saiba como os erros e acertos de um aplicativo de sucesso inspirou um novo negócio
Por Paula Isis
Ajudar pessoas a realizarem seus sonhos. Esse foi o insight que motivou, em 2013, os irmãos, Pedro e Roberta Vasconcellos, juntos ao amigo, Eric Santos, a criarem a Tysdo – Things You Should Do, uma plataforma digital que ajudasse as pessoas a alcançarem seus objetivos e sonhos a partir do uso da tecnologia.
Durante dois anos, mais de 30 parcerias comerciais com marcas renomadas foram fechada. Em 2014, a startup levou o prêmio Best of 2014 by Apple, além de conquistar uma base de mais de 170 mil usuários cadastrados e mais de 700.000 desejos coletados, confirmando o sucesso do app. Dos erros e acertos, o grupo de jovens à frente do aplicativo percebeu que o Tysdo atuava em diversas verticais, desde sonhos pessoais, profissionais, viagens, saúde, etc. “E que ajudar no ciclo de concretização de todos eles era muito desafiador. Assim, resolvemos focar no mais importante para a realização dos nossos sonhos: a conexão de pessoas”, recorda a CEO Roberta Vasconcellos.
Eis que surge, em novembro de 2015, o BeerOrCoffe: uma consequência de todo o aprendizado e trabalho realizado com o Tysdo. A plataforma conecta pessoas face a face, para um cafezinho ou cerveja, baseado na localização e em interesses, para expandir o networking. “Acreditamos que as oportunidades que surgem em nossas vidas estão diretamente relacionadas às pessoas que conhecemos ao longo do caminho” afirma Roberta. “E às vezes a pessoa certa pode estar muito próxima e você não sabe.” completa.
Disponível para os sistemas iOS e Android, o BeerOrCoffee é uma rede privada de pessoas, que cresce somente a partir de convites e comunidades empreendedoras. Atualmente, o app está presente em Belo Horizonte, no San Pedro Valley – maior comunidade de startups do Brasil –, Em São Paulo, em comunidades como o Cubo -coworking do banco Itaú com a Redpoint Ventures-, Silicon Drinkabout, Plug e o ImpactHub e no SEED e em Santiago, no Chile no Startup Chile – maior comunidade de startups da América Latina.
A partir do dia 14 de junho, a equipe do BeerOrCoffee passa a integrar a próxima turma do SEED, programa de aceleração do Governo de Minas.
Monetização
No BeerOrCoffee, quem convida já escolhe dentre os estabelecimentos cadastrados e já oferece, através do aplicativo, o primeiro café ou cerveja. Com um valor simbólico de R$2,99 “além de um quebra gelo, acaba sendo uma gentileza e nós passamos a monetizar a cada conexão realizada através da plataforma”, explica a CEO.
Para o segundo semestre, Roberta destaca que a empresa busca a consolidação do mercado brasileiro como sendo a principal plataforma de conexões para networkin. Além disso, existe um projeto de expansão para os EUA.
E o Tysdo?
Roberta explica que o aplicativo continua online e crescendo organicamente, mas o foco da equipe está inteiramente no BeerOrCoffee e “futuramente com o nosso ciclo de desenvolvimento completo e de acordo com a nossa visão, acabaremos retornando ao Tysdo”.
Baixe o app
iOS: http://bit.ly/ios_BeerOrCoffee
Android: http://bit.ly/Android_BeerOrCoffee
Utilize o código exclusivo de acesso do Startupi: 1027
Fonte: