Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasArtigo: Growth Hacking para cr...

Artigo: Growth Hacking para crescimento rápido de startups

O especialista em Growth Hacking, Vinícius Aguiari, dá dicas para fazer sua startup decolar em tempo recorde


Por Vinícius Aguiari

Você deve ter ouvido falar sobre Growth Hacking nos últimos meses. Este é o nome dado para definir um modelo de estratégia de marketing inovadora, que combina marketing e engenharia e que foi desenvolvido de forma espontânea por startups do Vale do Silício com foco em crescimento na virada dos anos 2000 para os 2010.

Diferente do marketing tradicional, baseado em compra de mídia ou links + relações públicas + redes sociais + eventos etc., o Growth Hacking vai além ao combinar SEO, inbound marketing, testes A/B, conteúdo viral e uma instrísseca relação com o produto.

Desta forma, o Growth Hacking seria o resultado do cruzamento do marketing com a engenharia. Como define o criador do termo, Sean Ellis, “O growth hacker é o profissional que tem como foco o crescimento baseado em métricas. O posicionamento é importante? Apenas se comprovado que pode ser utilizado em um plano de crescimento sustentável”.

Como identificar canais para crescer?
Basicamente, o trabalho de marketing é identificar canais capazes de entregar o melhor retorno com o menor investimento. E quando se trata do universo digital e de startups, esses canais se multiplicam se comparados com o modelo tradicional.

Assim, o livro “Traction”, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, lista 19 canais (do marketing de conteúdo à criação de comunidades) utilizados por growth hackers para fazerem startups crescerem exponencialmente em curto espaço de tempo.

Confira a lista:
1. Conteúdo viral
2. PR (assessoria de imprensa)
3. Unconventional PR
4. Search Engine Marketing (SEM)
5. Social & Display Ads
6. Offline Ads
7. SEO (Search Engine Optimization)
8. Inbound Marketing
9. E-mail marketing
10. Engineering as Marketing
11. Target market blogs
12. Business Development
13. Vendas
14. Affiliate Programs
15. Existing Platforms
16. Tradeshows
17. Offline events
18. Speaking Engagements
19. Community Building

Para facilitar a compreensão, elaborei um infográfico que lista quais canais startups de sucesso como Airbnb, Paypal, Dropbox, Zynga e Mint utilizaram para crescer.

Clique aqui e saiba mais sobre Growth Hacking.

Sobre o autor:
Vinicius Aguiari é consultor especialista em Growth Hacking e Inbound Marketing e gestor da agência de marketing Visíveo. Pós-graduado em Gestão de Negócios e Marketing pela ESPM-SP, já trabalhou em redações de tecnologia, agências de comunicação e empresas digitais internacionais.

Fonte:

Cesta De Compras