Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasBaanko Challenge BH chega ao f...

Baanko Challenge BH chega ao final premiando projetos de impacto social

Durante três semanas, 17 startups realizaram projetos relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Por Alysson Lisboa/SIMI

O Baanko Challenge teve sua última rodada no sábado, dia 8 de abril. A atividade encerra a etapa BH que visa promover e acelerar startups com foco em impacto social. O Baanko Challenge é um programa de aceleração de projetos de impacto social relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A condição para que fossem selecionadas no programa era trabalhar em alguma das 17 ODS  e ótimas ideias não faltaram. Com pitches de 4 minutos, as startups apresentaram seus projetos de forte impacto social. O Simi – Sistema Mineiro de Inovação – participou da banca avaliadora. São startups que fazem conexão entre pequenos produtos rurais, despoluição da água e plataforma para conectar boas práticas pedagógicas de professores.

Para o fundador da Baanko Challenge, André Lara, o programa vem evoluindo rapidamente: “Tivemos um nível de engajamento bem maior este ano e 14 empresas chegaram ao final”, comemora André. O organizador também falou sobre os próximos passos. “Vamos lançar no segundo semestre o programa de aceleração Magnuss. Os projetos nacionais selecionados receberão mentoria de agosto a dezembro. Os valores investidos nas empresas podem chegar a R$ 500 mil”, finaliza. O edital será divulgado no próximo mês.

Os vencedores da rodada BH

No Brasil, há aproximadamente 9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência com capacidade de trabalho, no entanto, apenas 300 mil estão empregadas. O IMGI (Índice de Maturidade em Gestão Inclusiva), plataforma desenvolvida em parceria com o Instituto Ester Assumpção, conecta as pessoas com deficiência às grandes empresas. A solução recebeu o maior número de votos dos jurados e ficou com o primeiro lugar.

CoEducar, plataforma colaborativa que faz a integração entre professores e suas boas práticas pedagógicas, ficou com o segundo lugar. A startup Diversa, que trabalha com marketing place integrando artistas e diversas instituições da economia criativa, ficou em terceiro lugar. As empresas receberão dezenas de benefícios entre mentorias, espaços de cowork para trabalho, consultorias e diversos outros prêmios.

Uma manhã inspiradora

Ideias que mudam o mundo precisam de pessoas engajadas. “Quais são seus limites? Quais são seus limites?” A frase foi dita por Dudu do Cavaquinho, do Instituto Mano Down e provocou uma reação emocionada da platéia que lotou o Raja Valley.

É a primeira vez que um portador da Síndrome de Down participa de uma banca de pitch. O evento tem exatamente esse propósito, incluir pessoas que podem mudar mentalidades e preconceitos. O pitch realizado por Romário da IMGI foi um dos poucos que conseguiu cumprir o prazo exato de 4 minutos. Ele é cego, mas isso não impediu que sua oratória e clareza fossem percebidas.

O evento também encerrou sua rodada em Montes Claros. Agora o Baanko Challenge vai percorrer diversas cidades no Brasil e América do Sul. Outras informações acesse: http://www.baanko.com/

Fonte:

Cesta De Compras