A GrowBio será apresentada ao público durante o Meetup do BioStartupLab, na próxima terça, 21 de junho
Por Paula Isis/SIMI
Na próxima terça-feira, 21 de junho, a ciência pede licença ao futebol e invade a área do Itatiaia Rádio Bar para lançar a GroWbio, a primeira aceleradora de startups em ciências da vida do Brasil, focada nas áreas de Digital Health, Saúde Humana, Meio Ambiente, Agronegócios e Saúde Animal.
A aceleradora chega ao mercado para completar a gama de iniciativas da Biominas de apoio ao desenvolvimento de novos negócios em ciências da vida. “Atualmente, a instituição possui um programa de pré-aceleração de startups, o BioStartup Lab, no qual ideias, projetos e startups validam seus conceitos e desenvolvem um modelo de negócio lógico”, explica Thiago Veloso, analista de empreendedorismo da Biominas.
Segundo Thiago, a GroWbio já nasce acelerando quatro startups que participaram da 1ª edição do BioStartupLab e terá uma atuação focada no estágio de desenvolvimento de negócios que já possuem seu modelo definido, “apoiando os empreendedores a executá-lo rapidamente por meio da formação de elos estratégicos com grandes empresas, investidores e outros stakeholders”, destaca.
Para Eduardo Emrich Soares, diretor presidente da Biominas Brasil, o formato deste novo programa permite que “a Biominas tenha a oportunidade de fazer parte de negócios nos quais realmente acredita, participando ativamente do dia-a-dia e da evolução das startups, com verdadeiro espírito-de-dono, compartilhando os riscos e ajudando a superar os desafios”.
Ainda de acordo com Thiago, o lançamento da GroWbio acontece em um cenário favorável, que há pouco tempo não existia. “Nas últimas décadas, foram observados esforços e incentivos governamentais direcionados para a formação de grandes empresas de biotecnologia no Brasil com o objetivo de replicar e incorporar tecnologias que já existiam em outros países. Hoje, o Brasil se aproxima de uma segunda onda, em que a transformação do setor por meio do surgimento de startups, a partir de novas tecnologias e oportunidades de mercado é uma realidade”.
A partir de agora, a Biominas também passa a investir todo seu conhecimento, networking e experiência em empresas com potencial, dando, com isso, origem a um formato de aceleradora já presente em vários ecossistemas relevantes do mundo.
Programação completa do Meetup
O lançamento da GroWbio acontece durante um meetup no Itatiaia Radio Bar, às 18h30, onde será possível conhecer detalhes do programa, as startups em aceleração e a equipe da Biominas Brasil.
O meetup também marca o último evento de prospecção de inscrições para a 2ª rodada do BioStartup Lab, que está com chamada aberta até o dia 26 de junho. Por isso, a programação inclui apresentação do BioStartup Lab e cases do programa.
Leia também:
• Aplicativo Fófuuu vence o Demoday BiostartupLab
Veja também:
Foto: Divulgação Facebook
Fonte: