Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasBioStartup Lab é eleito o melh...

BioStartup Lab é eleito o melhor projeto de promoção do empreendedorismo inovador

Iniciativa da Biominas foi a única mineira entre os premiados


Por Redação

Prêmio é concedido anualmente há 20 anos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo SEBRAE Nacional.
Crédito: Divulgação/BioStartup Lab

Na última quinta-feira, 08 de dezembro, o BioStartup Lab ganhou o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador de 2016, na categoria “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador”.  A premiação foi anunciada em Brasília e o troféu foi entregue a Rafael Silva, coordenador do programa.

O prêmio é concedido anualmente há 20 anos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo SEBRAE Nacional, com o objetivo de prestigiar projetos, empresas inovadoras e ambientes de inovação (incubadoras de empresas e parques tecnológicos), que, por meio de suas ações, serviços e produtos, fortalecem o movimento do empreendedorismo no país.

Em pouco tempo, o BioStartup Lab rompeu fronteiras e acumulou importantes resultados no que diz respeito à diversificação do ecossistema de startups ao fomentar startups com forte base e carga científica nas áreas de saúde, agronegócio, meio ambiente e digital health. Em apenas um ano de atividade, “conseguimos mostrar que o Brasil tem grande potencial para desenvolver startups com este perfil. Recebemos centenas de inscrições e tivemos a oportunidade de trabalhar com 42 delas que estão transformando ciência em novas soluções e isso tem sido motivo de destaque na cena nacional”, comemora Rafael Silva.

O BioStartup Lab é uma inciativa da Biominas Brasil e do Sebrae Minas, em parceria estratégica com o Governo de Minas Gerais. A ideia do programa surgiu em 2015 quando a Biominas Brasil assumiu o desafio de potencializar o setor de ciências da vida por meio da criação uma nova geração de empreendedores e empresas inovadoras, conta Eduardo Emrich, presidente da instituição. “O sucesso das duas primeiras rodadas, em todos os seus indicativos foi coroado agora com este importante prêmio, que dividimos com nossos parceiros e com os participantes e isso nos fortalece para prosseguir com nossa missão”, destaca Emrich.

Outras categorias

O BioStartup Lab foi a única iniciativa mineira entre os premiados. Na edição deste ano, chamou a atenção o fato de que a maioria dos contemplados são da região sul do País com destaque para o Estado de Santa Catarina, que levou quatro das seis categorias:

Melhor incubadora de empresas orientada para a geração e uso intenso de tecnologias:

Celta – Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas
 

Melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial:

MIDI Tecnológico


Melhor parque científico e tecnológico:

TECNOPUC


Melhores empresas

SENSORWEB

Nanovetores

Programas da Biominas Brasil são contemplados em dois anos consecutivos

Na edição do ano passado, a Incubadora de Empresas HABITAT também gerida pela Biominas Brasil ganhou o mesmo prêmio na categoria de “Melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial” e um ano depois, o BioStartup Lab foi premiado na categoria projeto.

Angélica Salles, diretora da instituição, destaca que “os dois programas fazem parte da trilha de empreendedorismo e inovação da Biominas e acontecem de forma bastante complementar e integrada e que estes prêmios prestigiam o trabalho da Biominas em investir seu conhecimento e experiência em programas focados no setor de ciências da vida há mais de 26 anos”.

O BioStartup Lab não para

O BioStartup Lab realizou duas rodadas (edições) em 2016 que apoiaram mais de 140 empreendedores a criar 42 startups. A terceira rodada está prevista para acontecer entre os meses de março e maio de 2017 e as inscrições já estão abertas. O programa está em busca de mais 21 equipes de empreendedores ou pesquisadores que pretendem levar ao mercado novos produtos ou serviços nas áreas de saúde humana, digital health, saúde animal/agronegócio e meio ambiente. Pessoas de todo o mundo com ideias, projetos e startups de ciências da vida podem se candidatar de maneira gratuita acessando o site do programa.

 

Fonte:

Cesta De Compras