Ao longo de quatro anos, o Grupo investiu em mais de 1,5 mil startups pelo mundo e teve retorno de 40 milhões de euros
Por Redação

O Telefónica Open Future, programa global de inovação e empreendedorismo do Grupo Telefónica, chegou a marca de 166 milhões de euros investidos em mais de 1500 startups em 2016. Os números abrangem o projeto desde seu início, em 2011, quando lançou a Wayra, sua primeira aceleradora.
A companhia obteve retorno de 40 milhões de euros sobre o investimento realizado por meio da venda de sua participação nas empresas que obtiveram sucesso e foram negociadas no mercado. O montante inclui também investimentos feitos pela Telefónica Ventures e pelos fundos Amérigo.
No caso específico da Wayra, que está presente em 10 países, a operadora faz investimentos em empresas digitais em troca de participação acionária, que varia entre 7% e 10% com possibilidade de conversão por um período de até três anos.
Entre os países com o maior número de startups apoiadas, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking, com 58 empresas, atrás apenas de Espanha, 567, Chile, 375, e Reino Unido, 120. Além da operadora que já investiu R$ 9,2 milhões em quatro anos de operação no país, os fundos Amérigo investiram R$ 40 milhões em seis startups brasileiras, por meio da Invest Tech.
Fonte: