Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasCanguru: o aplicativo de pré-n...

Canguru: o aplicativo de pré-natal para gestantes

App contém uma agenda com todos os procedimentos que a gestante deve realizar


Por Da redação

 

O exame de pré-natal é fundamental para uma gravidez saudável. Porém a qualidade dos serviços no Brasil e o número de cesarianas realizadas desnecessariamente criam um problema de saúde pública grave, segundo Gustavo Landsberg, médico de família e um dos fundadores da startup Qeepme, responsável pela criação do app Canguru, um aplicativo de acompanhamento de gestantes.

O negócio da startup começou a ser formatado durante o SEED, programa de aceleração do Governo do Minas Gerais. Com o objetivo de enfrentar problemas relacionados à gravidez como, escassez de informação confiável para as gestantes e médicos, dificuldades de comunicação entre grávidas, profissionais de saúde e maternidades, altas taxas de cesariana, de mortalidade materna e de prematuridade, surgiu o Canguru.

O aplicativo, que é uma adaptação dos protocolos mais respeitados de pré-natal, contém uma agenda com todos os procedimentos que a gestante deve realizar. Além disso, conta com uma seção de informações e registro de sintomas, que auxiliam a mulher a entender e lidar com seus sintomas mais comuns.

Mas de acordo com Gustavo, a funcionalidade de maior sucesso é a “Comunidade”. O espaço proporciona a interação entre as gestantes, além de e tirar suas dúvidas com profissionais da saúde. O aplicativo entrega informação confiável para que o paciente tenha papel mais ativo nas decisões sobre a sua própria saúde.

“Produzimos conteúdo de qualidade, com foco predominantemente clínico, que auxilia as gestantes a fazerem suas escolhas. Temos também um time de profissionais da saúde que tira dúvidas por meio do app, reforçando a autonomia das grávidas”.

Landsberg comenta que foram meses de pesquisa antes de desenvolver a plataforma. “Entrevistas foram realizadas com dezenas de grávidas, médicos, enfermeiras, doulas, grupos de ativistas, gestores de hospitais e operadoras de planos de saúde. Então, foi desenhada a primeira versão e colocamos no ar”.

Atualmente, o aplicativo conta com cerca de 35 mil gestantes cadastradas de todo país. “É incrível, se considerarmos que não houve investimento em publicidade ainda”.

Nova versão
Segundo Landsberg, ainda no primeiro semestre será lançada uma versão completamente nova, com funcionalidades bastante inovadoras. Para o segundo, está previsto o lançamento da versão “Ganguru Pro” que será destinada aos profissionais da saúde. “Temos também a expectativa de estabelecer parcerias com determinadas entidades de saúde comprometidas com a qualificação da atenção ao pré-natal e parto”, adianta.

*Com informações da Fumsoft

Foto 1: commons.wikimedia.org
Foto 2: Pixabay

Fonte:

Cesta De Compras