Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasCarnaval: tecnologia oferece i...

Carnaval: tecnologia oferece informações aos foliões de BH

Com iniciativa inovadora, público pode obter informações sobre apresentações dos blocos em site de georreferenciamento


Por Paula Isis


Foto: PBH

Está chegando o momento em que as colombinas e os pierrôs irão colorir as ruas e avenidas da capital mineira. A partir do dia 5 de fevereiro, os foliões poderão usufruir de uma programação diversificada que se estende até terça-feira, dia 9.

“Qual bloco sai hoje? De onde? Que horas?”. Essas perguntas eram frequentes na cabeça do folião e criador do site Mapa da Folia, Israel do Vale. Desenvolvido pela Picnic Digital – agência de marketing de conteúdo que acaba de ingressa no mercado – o site tem como objetivo ser ponto de referência de informação sobre o carnaval de rua da cidade.

Nos últimos anos, Belo Horizonte teve um aumento expressivo no número de blocos nas ruas e, consequentemente de público. Foi aí que Israel sentiu necessidade de ter um espaço na web dedicado às informações sobre o carnaval. “Eu acompanho o carnaval de rua de BH desde o berço. Como eu circulava entre alguns desses blocos, senti na pele a dificuldade de organizar a vida. As informações estavam dispersas e, não raro, eram desencontradas”, comenta.

Após ter o projeto aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a empresa fechou uma parceria com o coletivo Adiante, o que viabilizou a criação do Mapa da Folia. “Como estamos sem patrocínio no momento e não conseguimos montar uma equipe fixa, este ano vamos fazer uma cobertura mais colaborativa, centrada na prestação de serviços (em torno do mapa georreferenciado) com fotos e vídeos”, explica.

A recepção do público tem sido incrível, segundo Israel. “O site é uma espécie de bússola pra se orientar em meio ao caos dos 1002 blocos que arrastam multidões pelas ruas e avenidas. As pessoas agradecem, mas também trazem sugestões, dicas, comentam e se envolvem de uma maneira muito afetiva. Não foi à toa que o número de seguidores no Facebook quadruplicou no ano passado”, comemora.


Foto: PBH

“Se eu perder esse trem, que sai agora às onze horas, só amanhã de manhã…”

Não! Você não precisa mais passar por esse perrengue e amanhecer nas ruas, a não ser que a farra esteja boa e você queira isso. São muitas as alternativas de transporte, mas muitas pessoas ficam na dúvida de como se deslocar em BH. Durante este período é comum alterações de horários dos transportes públicos, além disso, também tem as questões relacionadas a estacionamento e segurança.

Pensando nisso, o SIMI listou alguns aplicativos que podem te dar aquela forcinha para você e seus amigos se preocuparem apenas com a curtição.

“É no balanço do busão, no gingado da sanfona”. Nada de chegar ao ponto de ônibus e ficar esperando um tempão porque o último bus acabou de passar. O SIU Mobile BH, app desenvolvido pela Bhtrans, possibilita que os usuários visualizem as previsões de chegada dos ônibus nos pontos desejados, através de consultas em seus próprios smartphones. O Aplicativo está disponível para iOS e Android.


Foto: Thiago Costolli

Conheça outros aplicativos de transporte para você poder se deslocar por BH de maneria rápida e segura:

WayTaxi, 99 Táxi, UberVá de Táxi

Quer saber a programação completa do Carnaval de Belô 2016? Clique aqui.

Fonte:

Cesta De Compras