Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasCasa dos britânicos nas Olimpí...

Casa dos britânicos nas Olimpíadas, CTE da UFMG conta com tecnologia de ponta

Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG abriga pista de atletismo com padrões internacionais e uma piscina com bordas móveis


Por Renato Carvalho/Simi

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão prestes a começar. A pouco mais de uma semana do seu início, delegações de todo o mundo chegam ao Brasil para se concentrarem e iniciarem treinamento visando as Olimpíadas. Minas Gerais já abriga diversas delegações, e em Belo Horizonte, a Grã-Bretanha escolheu o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG como base de preparação.

Construído a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, e a UFMG, o CTE conta com uma estrutura invejável e tecnologia de ponta. Além de uma pista de atletismo equiparada a uma das melhores do mundo, o centro possui um complexo com ambientes para treinamento de força, laboratórios, salas de fisioterapia, academia e uma piscina coberta de nível internacional. O projeto, que está parcialmente realizado, ainda prevê a construção de um ginásio poliesportivo para abrigar atividades de outras modalidades, como artes marciais, vôlei e ginástica.

Em 2012 a pista, considerada a principal do estado, foi avaliada como Classe 1 pela Federação Internacional de Atletismo, o que permite abrigar campeonatos mundiais. Ela possui 400 metros de extensão, oito raias oficiais, revestimento sintético, rampa de desaceleração, e equipamentos de última geração que possibilitam a prática de 32 provas olímpicas – de campo e de pista – e provas paralímpicas.

Já o parque aquático é um dos melhores do país. A piscina, que mede 65m x 22,5m, é uma das únicas a contar com o sistema inovador de bordas móveis, que permite ajustar suas dimensões. Nela podem ser disputadas provas de natação em 50 e 25 metros, além de polo aquático e competições de nado sincronizado. A piscina conta, ainda, com um sistema que evita a formação de ondas. As instalações do complexo incluem banheiras térmicas e saunas para a recuperação física de atletas, além de painéis eletrônicos e raias especiais.

Os britânicos, que treinam nas instalações, estão muito felizes com a estrutura. “A instalação da UFMG é simplesmente a melhor do Brasil. Temos tudo que precisamos para nos preparar para os Jogos. A piscina, a academia, o apoio, é simplesmente fantástico”, disse o head coach da equipe Bill Furniss ao site da natação britânica.

Fotos: Renato Carvalho/SIMI

Fonte:

Cesta De Compras