Ambiente terá espaço de prototipação de produtos, pesquisa e testes para desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao governo de Minas Gerais
Por Alysson Lisboa
A inovação chegou com força no setor público. Além das iniciativas como o programa de aceleração de startups – Seed; Universidade Aberta Integrada, as Uaitecs e diversas outras ações, chegou o momento de transformar também o setor público em um laboratório de prototipagem e teste de produtos e soluções.
Está aberto o edital público para contratação de empresa que vai adequar um espaço na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves para criação da Sala de Inovação. O ambiente funcionará como apoio na identificação de soluções inovadoras, desenho, definição e prototipação de produtos, processos, serviços e soluções de forma rápida e ágil, utilizando metodologia de Design Thinking adaptadas às necessidades de governo.
Paulo Lopes, analista da Prodemge, explica um pouco como será a contratação da empresa que vai equipar o espaço: “O chamamento público busca patrocínio R$ 200 mil. A empresa contratada terá contrapartidas como exposição de marca, visitas, utilização da sala entre outros”, completa Paulo.
O objetivo é transformar o espaço em uma espécie de laboratório aberto muito comum nas principais universidades do mundo. O ambiente inovador vai fomentar a pesquisa, desenvolvimento e teste das soluções criativas, além de pesquisa, avaliação, testes e desenvolvimento de novas tecnologias.

Janaína Araújo, superintendente de inovação da Prodemge, explica que o espaço inicialmente será de responsabilidade da Prodemge, mas a proposta é expandir para vários andares em ambos os prédios da Cidade Administrativa.
A empresa licitada fará a adequação de uma área física na Cidade Administrativa através da doação de equipamentos, mobiliários e acessórios. Além disso, deverá apresentar um projeto de design do ambiente que contemple infraestrutura e planejamento.
“A sala de inovação é um espaço adequado para trabalhar propostas inovadoras. Aqui na Prodemge trabalhamos com metodologias ágeis. Hoje a Prodemge trabalha dentro de um modelo piloto. Trabalhamos com uma proposta nova que chamamos de Produto. A sala de inovação vai agilizar ainda mais o desenvolvimento de de soluções para os nosso clientes”, completa Janaína.
Para informações sobre o edital, clique aqui.
Fonte: