Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasCientista alemão inventa impla...

Cientista alemão inventa implante que liga e desliga fertilidade masculina

Bimek SLV promete deixar o controle de natalidade mais simples e reversível.


Por Da Redação

cientista alemão cria botão que liga e desliga infertilidade masculina

Apesar de reversível, a vasectomia é uma cirurgia cara e delicada. Mas isso pode estar para mudar. O cientista alemão Clemens Bimek construiu uma espécie de interruptor para ligar ou desligar a possibilidade de ter filhos.

A operação de vasectomia interrompe, por meio de uma incisão, a circulação do epidídimo – duto que coleta espermatozoides do testículo. A essência da nova ferramenta é a mesma. A diferença é que, ao invés de simplesmente cortar o canal e separar as partes, uma peça é adicionada, permitindo o controle manual de quando o haverá ou não o bloqueio na passagem de espermatozoides na região.

Para ativar ou desligar a ferramenta, basta apertar o interruptor com os dedos. No FAQ do produto, afirma-se que o melhor momento para fazer isso seria quando os testículos estivessem flácidos, após o banho, por exemplo. Depois de pressionar o botão, é preciso esperar três meses, ou até a 30ª ejaculação (o que acontecer primeiro), para que os canais sejam limpos, evitando a chance de acontecer uma gravidez. Somente a partir daí o homem fica estéril. Para reverter o processo é mais rápido: basta acionar o interruptor novamente, e o homem imediatamente volta a ser fértil.

Em conversa com o jornal alemão Der Spiegel, Clemes Bimek afirmou que implantou o dispositivo em si mesmo, e que consegue até andar de bicicleta sem sentir incômodo. Na entrevista, Bimek diz que teve a ideia após assistir um documentário sobre meios contraceptivos e achar que poderia haver uma forma mais moderna de resolver o caso.

O preço, porém, não é barato. A ideia é que a operação custe em torno 5 mil euros, quase R$ 22 mil e não há data exata para que o Bimek SLV esteja disponível para o público em geral, a estimativa é que as vendas comecem em 2018. O produto ainda não foi aprovado por instituições médicas, e atualmente seus desenvolvedores estão procurando por homens que queiram se candidatar para testes. Dessa maneira a tecnologia vai ajudar no controle da natalidade.

Confira o vídeo demonstrativo: 

Fonte: Der Spiegel e Superinteressante

Cesta De Compras