Eles estão à procura de um composto de origem natural, seguro, com baixa ou sem calorias
Por Franco Serrano/SIMI
Não é de hoje que o açúcar é um grande vilão para adoradores de doces de todo o mundo. Apesar de gostoso e presente desde o cafezinho até o pavê servido no Natal, o produto gera polêmica entre os cientistas e a comunidade médica em embate com essa forte indústria.
Entre os malefícios atribuídos ao açúcar, estão efeitos nocivos sobre o metabolismo, ganho excessivo de peso e maior susceptibilidade a doenças do coração e diabetes, entre outras complicações de saúde.
A ideia de US$ 1 milhão
Recentemente, a Coca-Cola, gigante do mercado de bebidas, lançou um desafio para cientistas e pesquisadores da área para tentar encontrar algo que substitua o açúcar em seus produtos. Conforme divulgado por meio de nota oficial, eles estão à procura de um composto de origem natural, seguro, com baixa ou sem calorias e que tenha o gosto de açúcar quando usado em bebidas e alimentos.
O concurso é chamado “The Coca-Cola Company Sweetener Challenge” e tem no edital algumas restrições sobre a composição da solução, pois a molécula não pode ser à base de estévia ou fruta-dos-monges e nem extraída de alguma espécie de planta protegida. O prêmio: US$ 1 milhão.
Está lançado o desafio. E uma coisa nós sabemos: nossa saúde só ganha com esta iniciativa.
Fonte: