Bandeirantes é o 1º da América Latina a inserir a produção de comunicação no ensino médio. Os alunos desenvolverão uma série de produtos
Por Redação
Com objetivo de incluir na aprendizagem habilidades como leitura das mídias, capacidade de expressão e criatividade, o colégio paulista Bandeirantes tornou-se o primeiro da América Latina a inserir a produção de comunicação dentro do currículo do ensino médio.
A fim de impulsionar as atividades extras – curriculares de seus alunos, o colégio criou a Oficina de Mídia que entrou para a grade curricular do primeiro ano do ensino médio, que, atualmente, contempla mais de 500 alunos.
A cada bimestre os alunos receberão orientação para produzirem uma série de produtos de comunicação. No primeiro bimestre, os estudantes criaram 90 podcasts com trechos literários de textos que serão trabalhados na disciplina de Literatura ao longo do ano. Além disso, os estudantes contaram com a orientação de especialistas convidados.
Para o jornalista Alexandre Saya, que desenvolve o projeto junto ao colégio Bandeirantes, as mídias fazem parte da cultura do jovem de hoje, e tem incidência na formação atual. “Saber como são produzidas, ou o que vira ou não notícia, é algo fundamental para uma educação contemporânea”, afirma o jornalista.
Já no segundo bimestre foram criadas campanhas publicitárias para ONGs que serão veiculadas nas redes sociais, abordando as causas do cicloativismo e do consumo consciente de roupas – algumas delas, inclusive, serão utilizadas por essas ONGs.
“Nós acreditamos que trazer a Oficina de Mídia para dentro da sala de aula e fazer com que os alunos coloquem na prática aquilo o que estão lendo, aprendendo, e produzindo em Língua Portuguesa, gera muito mais sentido para eles”, explica Susana Húngaro, Coordenadora de Língua Portuguesa do Bandeirantes.
Com informações de Catraca Livre
Fonte: