Desde a primeira edição, o programa já contribuiu com o crescimento de mais de 250 startups
Por Alysson Lisboa/SIMI
Para que as ideias saiam do papel, é necessário muito mais que a vontade dos empreendedores. É preciso também um ambiente inovador, investimento, mentorias, workshops, muitas conexões e, claro, trabalho árduo. Tudo isso vai começar a acontecer a partir de hoje para 30 novas startups que foram anunciadas no evento do Lemonade, realizado ontem (5/7), no Centro Acadêmico da UFMG.
Durante 10 semanas, os empreendedores terão um intenso trabalho para moldar as ideias e formatar o projeto. Não será fácil, mas o resultado pode mudar a vida dos empreendedores. Durante dois anos, 208 startups e 784 empreendedores participaram do programa, gerando um faturamento superior a R$ 3 milhões. A ideia final do programa é conectar as startups com programas de aceleração ao redor do mundo.
O subsecretário Leonardo Dias também esteve presente no evento e destacou o novo rumo de desenvolvimento do Estado e as ações de fomento. “Lemonade é um programa único em Minas Gerais e a gente precisa dar o próximo passo para que as startups virarem grandes empresas. Isso que a gente precisa para desenvolver em Minas Gerais”, completou.
Startups com grande potencial tecnológico
Para Aluir Dias, responsável pelo Lemonade, a nona edição tem o maior apelo tecnológico de todas as anteriores. “A parceria com a UFMG trouxe muita gente de pesquisa e pós-graduação e posso garantir que será a safra mais forte de todas as edições”, comemora. A nona edição conseguiu engajar a comunidade acadêmica. Prova disso é que metade das ideias selecionadas está ligada à ciência. Automação foi outro tema escolhido pelos participantes.
Aluir Dias vai deixar o Lemonade
Em entrevista ao Simi, Aluir Dias, coordenador do Lemonade e responsável por conduzir os trabalhos, revelou que está deixando o programa para assumir novos desafios. “O Lemonade é uma escola para todos os lados. Aprendi muito nessas oito edições e agora é hora de passar o bastão. Quase mil empreendedores já passaram pelo programa e os jovens precisam aproveitar as oportunidades e entrar de cabeça. Tudo é uma etapa de aprendizado, tem que ter persistência”, conclui Aluir.
Quem assume o comando do Lemonade é Carnelutti Spinelli, que participou da quinta edição do programa. Formado em Economia, Canelutti tem 33 anos, é pós-graduado em gestão de projetos e tem experiência de 15 anos no mercado com passagem pelo Itaú, Deloitte, entre outros.
Aprendendo com quem aprendeu
Durante o anúncio das startups que acontecia em grupos de 10 em 10, subiram ao palco para um bate-papo com Aluir, Luis Grilo, da Residuall; Priscila Gama, da Malalaia; Gisele Foureaux, da Visionsert; e Natan Rebelo, da Gamelyst. Eles já passaram pelo Lemonade e puderam contar suas experiências aos participantes e como foi difícil construir um negócio sólido. “Você precisa abrir mão de muita coisa, às vezes até da família, mas o trabalho será recompensado”, concluiu Grilo, da Residuall.
Uma das startups selecionadas na noite foi a Metha Energia. Os participantes Gabriela Laguardia, Vitor Soares e Danilo não escondiam a alegria em poder tirar a ideia do papel e começar a trabalhar. “Foi a primeira vez que a gente tentou e passamos, estamos muito felizes com isso. A expectativa é tirar do papel a ideia. Foi tudo muito rápido para a gente e ainda estamos absorvendo”, completa Gabriela.
Confira a lista das 30 startups selecionadas no programa:
- As startups selecionadasAedes Vaccine
- Cropwatch
- De$posto
- Delos
- RadarFit
- Fair Tax
- FIGGY
- Fluffy
- GAV
- GOOH
- Gran Moar
- HaiPay
- LARE
- LEV-D
- Mamoote
- MedTech
- Metha Energia
- Nanocell
- NatureCare
- PayUp Solutions
- SocialAds
- Seabra Soluções inteligentes
- Seu Fulano e Dona Beltrana
- Spot check
- TecnoControl
- Verde Drone
- We.Play
- Hookebook
- MobEduca
- 4Agr0
Fonte: