Evento integra multidisciplinarmente alunos da Engenharia na UFMG
Por Franco Serrano/SIMI

A 4ª Competição de Robôs Autônomos (CoRA) aconteceu na última semana, na Escola de Engenharia da UFMG e contou com 6 equipes. O projeto é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial do curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (PETEE/UFMG), e foi pensado com o objetivo de proporcionar aos participantes integração por meio do conhecimento multidisciplinar e do trabalho em equipe.
O CoRA é uma competição de robôs autônomos seguidores de linha, construídos pelos estudantes participantes do torneio, para proporcioná-los a oportunidade de integrar conhecimentos adquiridos em sala de aula com o desenvolvimento prático.
Edição 2017
Na quarta edição do evento, 6 equipes chegaram até a final: NVR, Maria Robô Pão na Casa do João, Megazord, R2D2, Roboduino e Trincabotz. O evento ocorreu em três dias. Destes, o primeiro foi reservado para a palestra de abertura, check-in das equipes, testes preliminares dos robôs na pista e para a primeira passagem classificatória (também conhecida como bateria). O segundo, por sua vez, para a realização de duas passagens classificatórias. A fim de avaliar o desempenho dos robôs, o percurso da pista foi modificado a cada rodada, sendo as dificuldades aumentadas progressivamente. Já no terceiro dia ocorreu uma bateria de repescagem, na qual as equipes eliminadas tiveram mais uma chance de se classificar para a bateria final, realizada no mesmo dia. Nesta etapa, participam as seis primeiras colocadas nas baterias e as duas melhores equipe da repescagem. A equipe campeã foi a Trincabotz do CEFET-MG, em que o projeto do seguidor de linha aliou eficiência energética, custo monetário baixo e alta perfomance.
Fonte: