InicialBlogNotíciasConcurso de Universidade Feder...

Concurso de Universidade Federal dá pontos extras para professoras com filhos

Medida, que é a primeira do país deste tipo, busca diminuir as desvantagens de mulheres que diminuíram produção acadêmica devido a licença-maternidade

Um edital publicado recentemente pela a Universidade Federal Fluminense (UFF) inclui um mecanismo inédito para equilibrar a concorrência entre homens e mulheres na disputa por bolsas de iniciação científica.

Nesse concurso, as professoras que tiveram filhos nos últimos dois anos terão um acréscimo de cinco pontos – caso não atinjam a pontuação máxima – para compensar o tempo de licença-maternidade em que ficaram sem produção acadêmica. Além das mães, pais que adotam crianças e também casais homoafetivos que tirem licença para cuidar dos filhos também terão direito à pontuação extra.

O concurso faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e seleciona alunos de graduação para ganhar a bolsa. Entre os critérios de pontuação está a produção acadêmica. Quanto mais artigos publicados em revistas científicas, maior a pontuação.

A inclusão do mecanismo foi uma demanda do grupo Mulheres da Ciência, instituído em agosto de 2018 e vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF. O grupo discute apoio para pesquisadoras que são mães e busca a igualdade de gênero entre os acadêmicos.

Fonte: O Globo