Meituan Dianping conta com um super aplicativo que é capaz de entender o hábito de consumo dos usuários e otimizar os serviços de entregas de produtos
Por Redação
A startup chinesa Meituan Dianping foi eleita, pela Fast Company, a empresa mais inovadora do mundo. A plataforma tecnológica que agiliza a reserva e a entrega de serviços, como alimentos, estadias em hotéis e ingressos de cinema, facilitou 27,7 bilhões de transações, no valor e US$ 33,8 bilhões, no primeiro semestre de 2018.
Sediada em Pequim e apoiada pela gigante Tencent, a empresa foi avaliada em cerca de US$ 30 bilhões em uma rodada de captação de recursos no ano passado. Por dia, a startup habilita 1.783 serviços.
A plataforma, que tem como ponto principal a oferta de comida, é capaz de aferir os hábitos de consumo dos usuários, incluindo a sensibilidade ao preço, para recomendar outras coisas que provavelmente gostarão. “Nossa estratégia é atrair um grande volume de usuários com serviços de alta frequência e, em seguida, impulsionar alguns serviços de baixa e média frequência como cortes de cabelo e serviços de casamento”, disse o Xia Huaxia, cientista-chefe da Meituan.
Tais características fazem do app da Meituan ser considerado um super aplicativo transacional, já que “entende” seus clientes e trabalha de forma integrada a outros negócios da empresa.
Eficiência
A eficiência faz parte do sucesso da empresa. O sistema Smart Dispatch, lançado em 2015, programa quais de seus 600 mil motociclistas entregarão os milhões de pedidos de alimentos diariamente.
São calculados, a cada hora, 2,9 bilhões de planos de rota para otimizar a capacidade de um piloto de pegar e entregar até 10 pedidos de uma vez no menor tempo e distância. Com a tecnologia, a empresa reduziu o tempo médio de entrega em mais de 30% e os entregadores completaram 30 pedidos por dia, acima dos 20 feitos normalmente, aumentando sua receita.
Fonte: