Incobra financiará projetos de inovação até 2020
Por Da redação
Terminou hoje a reunião entre entidades científicas e tecnológicas do Brasil e da União Europeia (UE) na cidade do Porto, em Portugal, para debater meios de facilitar e fomentar parcerias. Este foi o primeiro encontro do Consórcio Internacional Incobra (Increasing International STI Cooperation between Brazil and the European Union).
O projeto integra um dos subprogramas do Horizonte 2020, iniciativa da UE com o objetivo de financiar projetos de pesquisa e inovação até 2020. A ação, que busca ser uma resposta à crise econômica por meio do investimento em carreiras do futuro e crescimento, conta com um fundo de 80 bilhões de euros e está aberta a parceiros de todos os continentes.
Selecionado por meio de edital, o Incobra foi formatado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI). O projeto busca construir uma estrutura capaz de facilitar a interação entre entidades brasileiras e europeias de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).
A iniciativa teve adesões de importantes instituições como a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Rede Europeia de Centros Empresariais de Inovação (EBN, na sigla em inglês). Ao todo, são 13 entidades neste esforço, sendo sete europeias e seis brasileiras.
Temas prioritários para o consórcio
O projeto priorizará quatro áreas de pesquisa e inovação. Agroalimentares, energia, tecnologias da informação e nanotecnologias. Estas áreas foram escolhidas porque são os setores que a própria União Europeia considera como prioritárias para cooperação com o Brasil em pesquisa e inovação dentro de um planejamento, criado em 2014, para cooperação internacional.
Foto: Pixabay
Fonte: