Iniciativa busca elevar a competitividade econômica do município e atrair investimentos a partir da inovação
Por Redação
Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá um Centro de Inovação para a Indústria. O projeto será executado no Distrito Industrial Juventino Dias (DIJD) e integra o sistema de política de inovação para a indústria que a prefeitura está desenvolvendo na cidade, em parceria com o governo do Estado, setor privado e entidades empresariais.
A iniciativa busca elevar a competitividade econômica do município e atrair investimentos a partir do incentivo à inovação. Em prol do desenvolvimento local, novas práticas industriais vão ser pensadas junto às empresas e parcerias da área tecnológica.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, René Vilela, a implantação dessa política de inovação é devido ao fato de a obsolescência ser uma das maiores vulnerabilidades do parque industrial da cidade, mesmo com várias empresas de ponta instaladas por lá.
A iniciativa vai abrigar espaços como uma biblioteca digital, memorial da indústria e do trabalho, espaços coletivos para trabalhos e exposições temporárias e também para eventos corporativos.
A estimativa é de que o projeto custe R$ 4,5 milhões por ano e que esteja operando por completo até dezembro de 2018. “Estamos na fase da captação de contribuições para o projeto e já percebemos a adesão de importantes empresas não somente do setor de inovação, mas das próprias indústrias da cidade, que enxergam uma oportunidade de alavancar seus negócios”, disse Vilela.
Fonte: