Durante evento em Juiz de Fora, Júlia Mendes deu algumas dicas para quem deseja criar um negócio de alto impacto
Por Paula Isis/SIMI

Com o objetivo de transformar ideias em negócios e impactar a comunidade empreendedora de Juiz de Fora e região, o Sebrae realizou o Sebrae Exchange, nos dias 18 e 19 de setembro. Focada em micro e pequenas empresas, a instituição preparou palestras e workshops para empoderar os empresários locais, reunindo startups para a criação de oportunidades, geração de conteúdo, colaboração e compartilhamento de ideias.
Na abertura do evento, a coordenadora regional da Endeavor em Minas Gerais, Júlia Mendes, subiu ao palco para explicar as atuações da instituição e a importância de gerar negócios de impacto.
Para Júlia, mais do que gerar um negócio é preciso impactar a comunidade, “O que a gente mais precisa no Brasil é de empreendedores que cresçam e multipliquem e que compartilhem ideias.” Ela também acredita que os empresários precisam investir mais em outros empreendedores. “Isso é devolver para o ecossistema o que você aprendeu”, destaca.
Júlia também falou sobre a importância das empresas se conectarem umas às outras e, consequentemente, se ajudarem. “As empresas tradicionais precisam olhar para as empresas do século XXI e aprender com elas. Essa conexão permite que o empresário aprenda mais rápido e mude seu modelo de negócio.”
Para quem deseja abrir um negócio de alto impacto, Julia dá algumas dicas:
– Comece por onde você conhece.
– Prepare-se. “Busque orientação e capacitação para o seu negócio ajuda a ter menos dores.”
– Paixão e resiliência: “o caminho não é fácil. É preciso ser apaixonado com o que você está buscando resolver. Superar os desafios do dia a dia não é nada fácil. Não tem nada de glamouroso em empreender”.
– Pense se o seu negócio vai resolver o problema de muita gente.
– Faça melhor que os seus concorrentes. “Qual a novidade? No que você é melhor? Pense nessas questões.”
– Time forte e complementar: “O olho do gordo é que engorda sim o gado – desde que o gado seja pequeno. Você vai precisar de outras habilidades”.
“Copiar pode ser a maior inovação.” O Spoleto se inpirou no Chipotle, uma lanchonete de comida mexicana com sede nos Estado Unidos. Segundo Júlia, o Spoleto foi criado na mesma lógica da escolha de ingredientes. Copiou a ideia, mas aplicou em outro segmento, no caso, o de massas.
Além da palestra da coordenadora da Endeavor, o publicou conferiu a apresentação sobre “empreendedorismo, inovação e tecnologia”, com Andrea Iorio, diretor de Comunicação e Marketing do Tinder; “Captação de recursos para inovação – Sebrae e BDMG”, na qual foi apresentada a Trilha Mineira de Inovação e como ela pode ajudar o empreendedor a consolidar o seu negócio; e “Desenvolvimento de clientes – Customer Development com Bernard De Luna, cofundador da lBunee.io.
Logo mais, o público vai conferir o Demoday do Sebrae com startups locais e também a edição da Finit Tour em Juiz de Fora. Para saber mais, acompanhe o SIMI pelo Facebook e Instagram.
Fonte: