Minas Gerais é o estado com maior número de conexões de geração de energia. Solar é responsável pelo crescimento
Por Redação
O aquecimento global é um tema que tem preocupado todo o mundo. Neste ano, 195 países assinaram o Acordo de Paris, que traz metas para a redução das emissões de gases de efeito estufa até 2020.
A busca por alternativas sustentáveis parece estar tomando conta dos brasileiros também. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até agosto deste ano 5.040 conexões de geração de energia pelo próprio consumidor foram registradas, representando uma potência instalada de 47.934 KW. O número é quase cinco vezes maior do que a quantidade registrada até setembro de 2015: 1.148 ligações.
A energia solar é a grande responsável por esse resultado. Foram 4.995 adesões, seguidas da energia eólica com 39 instalações. Segundo a Aneel, 78% das conexões de geração distribuída atendem às residências. Comércios representam 15% das conexões. Minas Gerais é o estado com o maior número de micro e minigeradores: 1.226 conexões, superando São Paulo, 711, e Rio Grande do Sul, 564.
A previsão do governo é de que 2,7 milhões de unidades consumidoras possam ter energia gerada por elas mesmas até 2030, o que pode resultar em 23.500 MW de energia limpa e renovável, o equivalente à metade da geração da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Fonte: Portal Brasil