Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasDa ideia ao crescimento: 10 di...

Da ideia ao crescimento: 10 dicas para criar uma startup de sucesso

Dicas preciosas para futuros empreendedores estimula os jovens no segundo dia de evento


Por Caroline Marques/SIMI


Foto: Caroline Marques/SIMI

Agora é pra valer! Começou a maratona de palestras e workshops da Campus Party, o maior evento de tecnologia do país. Com uma programação extensa, a nona edição do evento abre espaço também para conversar com empreendedores, veteranos e iniciantes.

No palco Empreendedorismo, Felipe Matos, referência em empreendedorismo digital, deu importantes dicas para uma plateia de jovens que querem abrir uma startup. Com a palestra 10 dicas para tirar sua ideia do papel e criar uma startup de sucesso, ele deixou claro os passos fundamentais para aqueles que desejam criar uma empresa e evitar os erros básicos.

Os 10 passos para o sucesso, segundo Felipe Matos:

1- Conecte-se: deve-se falar para o maior número de pessoas sobre sua ideia, os feedbacks são fundamentais para modelar melhor seu negócio. Participe de eventos, converse com outros empreendedores. Não tenha medo de expor a sua ideia. Como já dizia o empreendedor Gustavo Caetano, um balde repleto de ideias custa dez centavos.

2- Valide seu projeto no mercado. Será que ele é realmente perfeito? As pessoas estão dispostas a pagar por sua ideia? Consulte antes seus potenciais clientes, entenda suas necessidades e desejos. Não se apaixone pelo produto, e sim pelo problema.

3- Ninguém faz nada sozinho. Busque um time de parceiros com habilidades complementares. Para criar uma startup a equipe deve ter, no mínimo, um expert em tecnologia, operação, vendas e gestão. Use sua rede de contatos para formar um bom time. Seus futuros sócios podem estar espalhados em eventos, por exemplo.

4- Tenha um acordo de sócios. Nem sempre aquele que começa com você, ficará até o fim do projeto. Faça um contrato entre os sócios, deixe tudo alinhado e formalizado.

5- Modelo de Negócio: teste até encontrar um modelo de negócio que funcione. Deve ser bem aceito pelo mercado e atender ao seu negócio.

6- Métricas: Quais são as métricas que devo utilizar? Crescimento de vendas? É preciso analisar números que realmente trazem retorno para o seu negócio. Para cada negócio, uma métrica mais especifica.

7- Seja ágil e busque apoio. Se você não encontrou um modelo que está funcionando é hora de colocar o pé no acelerador. É importante construir uma estratégia “GO to maket”. Qual a melhor região? O melhor segmento? Foco no público inicial? Por onde começar? Como crescer?

8-Tenha um plano pró-ativo para captação de recursos, mas tenha em mente quais são suas necessidades de capital. Investidor não traz apenas dinheiro, mas conhecimento, contatos e apoio à gestão.

9- Construa uma cultura e valorize seu time. Isso é importante para crescer na direção certa.

10- Pense grande: depois de todo esse processo, pense em dominar o mundo com seu projeto. Aumentar seu nicho de mercado é questão de sobrevivência.

Para finalizar, Felipe lembrou aos participantes que as inscrições para a terceira temporada do SEED já estão abertas. “O programa do governo de Minas é uma das referências em aceleradoras em Startups” completa. Então, o que você está esperando para fazer sua inscrição? Clique aqui.

Confira a cobertura da TV SIMI do 2º dia da Campus:

Cobertura fotografica da Campus Party 2016: 2º Dia

Confira a cobertura completa da Campus Party em nosso Instagram.

Fonte:

Cesta De Compras