Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasDeixe um robô trabalhar para v...

Deixe um robô trabalhar para você

Aplicativo conecta dispositivos inteligentes e executa rotinas como acender lâmpadas, preparar o café ou postar nas redes sociais


Por Alysson Lisboa/SIMI

Envie uma notificação para o celular se for chover na minha região, assim não esqueço meu guarda-chuvas. Quero também receber uma notificação quando o ciclo da máquina de lavar terminar. Parece ficção, mas essas e mais centenas de outras rotinas estão a um clique do mouse e, o melhor, são gratuitas.

O aplicativo IFTTT, iniciais da expressão em inglês “if this then that” foi desenvolvido em 2011 nos Estados Unidos e não para de crescer. Empresas como GE, Philips e Samsung já disponibilizam rotinas para seus aparelhos conectados à internet. Qualquer dispositivo conectado pode ter uma rotina automatizada definida no aplicativo.

Mas as rotinas não estão ligadas apenas a conexão com máquinas. É possível criar ações como deixar o telefone no modo silencioso quando eu estiver no trabalho, por exemplo, ou receber uma notificação cada vez que o nome da empresa é citado no Facebook ou Twitter.

Em um mundo hiperconectado, no qual as rotinas podem ser pré-definidas, será cada vez mais comum que um bot faça as ações para você, sobrando assim mais tempo para interações humanas ou foco no trabalho mais criativo e intelectual.

Veja 5 exemplos de aplicação

  1. Postar no Twitter cada vez que for publicada uma foto no Instagram
  2. Deixar o celular no modo silencioso quando for dormir
  3. Desligar o wi-fi quando sair de casa para economizar energia
  4. Quando receber um email com anexo, salvar automaticamente no Dropbox
  5. Desligar o bluetooth quando a bateria estiver fraca

Fonte:

Cesta De Compras