InicialBlogNotíciasDesafios da Prodemge na FINIT ...

Desafios da Prodemge na FINIT buscaram soluções para o cidadão

Foram desenvolvidas soluções que possam ser usadas pelo Estado para tornar mais fácil a vida do cidadão mineiro

Por Renato Carvalho/SIMI

Vencedores foram premiados no palco da Campus Party. Entre os prêmios estavam ingressos para a CPBR10, kit campuseiro, certificados e até bolsa de estágio.
Crédito: Prodemge

A Prodemge, empresa de tecnologia da informação do Governo de Minas Gerais, teve uma participação muito positiva na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). A instituição participou da Campus Party propondo desafios aos campuseiros.

Ao todo, 64 participantes se inscreveram na ação, divididos em 19 equipes. Foram propostos três desafios para o desenvolvimento de soluções de tecnologias de informação e comunicação inovadoras voltadas a administração pública do Estado.

O primeiro era voltado para o desenvolvimento de um Diário Eletrônico para as escolas públicas de Minas Gerais. A equipe vencedora propôs uma solução para facilitar a atuação de pais e pedagogos através da disponibilização de gráficos com perfil da turma, apontando características específicas e envio de SMS para os responsáveis interessados com as notas/presença dos alunos.

O segundo desafio propunha a criação de uma plataforma de serviços para o cidadão que consiga estreitar a relação entre o Governo e os cidadãos. A equipe vencedora criou um aplicativo colaborativo denominado “Pé na Estrada” com o foco principal de redução de custos turísticos para o cidadão, baseado na experiência dos usuários.

Por fim, o terceiro desafio buscava o desenvolvimento de uma plataforma para a visualização de dados abertos a serem disponibilizados pelo Estado à população. Os vencedores pensaram em um app focado na transparência de dados da educação, reunindo em um só lugar os dados pertinentes aos alunos e às verbas.