Confira como a tecnologia está influenciando na preparação dos atletas para o maior evento esportivo do mundo
Por Da redação
Foto: André Motta Brasil2016.gov
Hoje (19 de fevereiro) é comemorado o Dia do Esportista. Em homenagem às pessoas que se dedicam diariamente ao esporte, o SIMI reuniu as principais tecnologias que serão utilizadas nas competições das Olímpiadas 2016 que acontece no Rio de Janeiro em agosto.
Confira algumas das tecnologias que prometem colaborar com o rendimento dos atletas das 205 delegações que desembarcam no Brasil.
Inteligência Competitiva
O software foi desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e é responsável pelo monitoramento individual de atletas de cada modalidade. De acordo com Jorge Bichara, responsável pelo setor de alto rendimento do COB, o app permite comparar os atletas com seus principais adversários, cruzando informações de dezenas de bancos de dados, dando a possibilidade de montar comparações e simular expectativas individuais do esporte.
Foto: Fiba
Sistema de Controle de Carga de Treinamento de Atletas (SIDCP)
Desenvolvido pelo departamento de Ciência e Performance da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a empresa DTSC Engenharia de Sistemas, o SIDCP tem como objetivo controlar e monitorar o desempenho físico dos atletas do basquete nacional.
Segurança em vídeo
A Panasonic, patrocinadora oficial do evento, disponibilizará modernas soluções em vídeo, áudio e segurança para a Vila Olímpica e as arenas esportivas durante a olimpíada. Entre os equipamentos estão o monitoramento e reconhecimento de face e equipamentos 4K, que permitem a percepção de detalhes em alta definição.
Gestão dos sistemas de resultados
A tecnologia promete facilitar ações que vão do credenciamento dos atletas à transmissão dos resultados de cada competição para os cinco continentes do mundo. Os sistemas farão a integração com os equipamentos de cronometragem dentro das arenas, transmitindo informações como pontuação, quadro de medalhas e programação das competições em tempo real para cobertura televisiva e plataformas digitais.
Além da gestão dos resultados, o sistema conta também com o Portal do Voluntário, onde acontece o recrutamento e o treinamento de 70 mil voluntários e a gestão das 300 mil credenciais que permitirão acesso às áreas operacionais durante as competições para atletas e demais envolvidos nos Jogos.
Com informações de:
– Oficina da Net
– Rio 2016
– Brasil.gov
– Panasonic
Fonte: