Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasDiretora de empreendedorismo d...

Diretora de empreendedorismo do Facebook fala sobre as iniciativas da empresa no setor

Em entrevista exclusiva para o portal Simi, Camila Fusco conta como o programa “Impulsione Seu Negócio” inspirou a criação do laboratório móvel que chega a BH na próxima semana


Por Paula Isis/SIMI

A partir da próxima segunda, 20 de junho, empreendedores mineiros acordarão com uma novidade: o caminhão do Facebook de empreendedorismo estaciona em Belo Horizonte, no Minas Centro, a partir das 10h da manhã.

A diretora de empreendedorismo e inovação do Facebook na América Latina, Camila Fusco, conversou com o Simi e explicou, que a ideia de desenvolver um programa de empreendedorismo surgiu a partir de uma observação do comportamento das pessoas que diariamente utilizam a rede social. “Nossa plataforma funciona como uma verdadeira vitrine virtual para marcas e anunciantes, onde empreendedores de todos os tamanhos têm a oportunidade de expor seus produtos e serviços para o seu público de interesse”.

Até o início de 2015, o Facebook trabalhou em parceria com outras instituições para mostrar aos micro e pequenos empreendedores que estar presentes na plataforma pode ser uma oportunidade para promover suas empresas e fazer novos negócios. De acordo com Camila, o impacto deste tipo de iniciativa levou a empresa a criar sua própria plataforma para capacitar e empoderar esses empreendedores: o Impulse Seu Negócio.

Desde então, a empresa viajou por mais de 10 cidades pelo Brasil. Foi daí que surgiu a ideia do laboratório itinerante. “Nosso caminhão chegou para oferecer a oportunidade dos empreendedores aplicarem na prática, o que aprendem nas palestras e workshops oferecidos nos eventos do “Impulsione seu Negócio”, e estamos preparando para tirar proveito do impacto econômico que vai ser trazido pelos jogos olímpicos”, comenta.

Atualmente, o Facebook tem 1,65 bilhão de pessoas ativas mensalmente no mundo inteiro. Só no Brasil são 105 milhões de pessoas ativas no mesmo período.

Inscrições em BH
O evento em Belo Horizonte acontece no Minascentro – Rua Guajajaras, 1022 – Teatro Granada. As palestras acontecem no período da manhã e as oficinas no caminhão acontecem entre 10h e 18h45. 
As inscrições para as palestras e para os workshops estarão disponíveis em breve e podem ser feitas pelo site fb.me/impulsione 

Impulsionando sonhos pelo Brasil
Lançado em setembro de 2015, o programa “Impulsione seu Negócio” já passou por mais de 10 cidades, levando capacitação para micro e pequenos empreendedores de todo o país.

Além de palestras e workshops que englobam desde dicas dos tipos de conteúdo para serem postados na página, até ensinamentos básicos para quem já está pronto para anunciar na plataforma, os eventos também contam com equipes especializadas para dar atendimento individual aos empreendedores.

“O laboratório itinerante instalado em um caminhão faz parte desse projeto e leva oficinas práticas para os empreendedores. Equipado com tablets e internet de alta velocidade, o laboratório permite aplicar na prática os conceitos apresentados sobre conteúdo criativo e anúncios eficazes”, destaca Camila. Com duração de uma hora, cada oficina contempla em média um grupo de 20 pequenos e médios empresários.

Empreendedorismo nas comunidades
O Facebook tem um programa de empreendedorismo dentro das favelas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em março de 2015, a empresa abriu o seu primeiro Laboratório de Inovação em Heliópolis (SP), para dar aos empresários locais as ferramentas para ter presença online e conseguir aumentar seus negócios. “Desde então, mais de 700 empreendedores foram treinados, conquistando mais clientes e, consequentemente, mais renda”, afirma a diretora.

Segundo Camila, o trabalho realizado em Heliópolis inspirou o lançamento da Maratona Facebook de Empreendedorismo, em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA), no Rio de Janeiro, em novembro de 2015. “O projeto percorre as favelas do Rio de Janeiro para oferecer sessões de capacitação de empreendedores, além de oferecer um laboratório de inovação dentro da sede da CUFA em Madureira, com cursos mais aprofundados sobre a ferramenta. No Rio de Janeiro, já foram mais de 1.000 pessoas capacitadas”, finaliza.

Fonte:

Cesta De Compras