A startup Newatt criou um sistema que notifica quando os clientes excedem no consumo
Por Redação

A startup mineira Newatt desenvolveu um sistema que vai monitorar o consumo de energia elétrica para evitar gastos desnecessários na contas de luz. Criada em 2015 e com sedes em Belo Horizonte e Amsterdã, na Holanda, a empresa oferece um dispositivo que monitora o consumo de energia, enviando alarmes para um aplicativo e painel de controle, no computador.
Matheus Rungue, CEO da Newatt, afirma que a utilização do aparelho é simples.”Não precisa furar a parede. Você coloca um sensor ao redor do cabo e já começa a medição”, explica. Após envolver o fio do equipamento, é só apertar um botão no dispositivo para conectá-lo à nuvem, local onde os dados serão armazenados e depois disponibilizados nas plataformas desenvolvidas pela startup.
A ideia da startup é democratizar a gestão de energia elétrica. De acordo com Matheus Rungue, o Brasil sofre com um grave problema de desperdício de energia e que, para empresas com grande número de lojas para monitorar, os valores das contas de luz são altos, sendo que, para pequenos e médios varejistas, é ainda pior. “Eles não têm acesso a soluções desse tipo, porque são muito caras: pelo menos R$ 30 mil.”
Com um modelo comercial, que cobra uma mensalidade de R$ 30 por ponto instalado, a Newatt está em fase de testes de seus dispositivos em projetos-piloto. Um dos clientes que está em fase de avaliação é a rede de sanduíches Subway. De acordo com o CEO, o dispositivo reduziu a conta do ar-condicionado. Ele explica que a dificuldade da empresa residia no fato de que havia um responsável pela vistoria do equipamento de refrigeração para cada conjunto de oito lojas.
Acelerada pela Startup Farm e pela holandesa Rockstart, a empresa mineira diz ter trazido os aparelhos mais novos do setor elétrico. Por ter ficado seis meses em Amsterdã, Matheus diz que entrou em contato com o melhor da tecnologia da área. “Na Europa, essas soluções de gestão de energia já são mais desenvolvidas.”
Atualmente, a startup tem 35 pontos instalados, entre supermercado e pontos de residências, além da rede de sanduíche. A previsão é de que, ainda este mês, sejam instalados mais 120. A estimativa é alcançar 3.000 pontos de instalação em 500 locais dos mais variados setores.
Fonte: Diário do Comércio