Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasEducação empreendedora inspira...

Educação empreendedora inspira vida de adolescentes do Meu Primeiro Negócio

Cerca de 750 alunos da rede estadual de ensino participaram da formatura que marca o início da carreira empreendedora


Por Paula Isis/SIMI

Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

Uma noite que ficará para sempre marcada na vida dos estudantes que participaram da primeira edição do Meu Primeiro Negócio. Assim foi a formatura dos 750 estudantes alunos da rede estadual de ensino de BH e Região Metropolitana que compareceram ao Minascentro, em Belo Horizonte, para encerrar o programa e dar início à  carreira empreendedora.

Após 12 semanas de aprendizado, os estudantes participaram da comemoração, que contou também com professores, diretores, familiares e amigos que lotaram o teatro principal, marcando o encerramento do primeiro ciclo dessa iniciativa pioneira no país.

“Aprendi que ter uma empresa é algo complexo, mas que também pode ser muito legal. Pude aperfeiçoar as relações pessoais e desenvolvê-las para o ambiente escolar e profissional. Valeu muito a pena participar desse projeto. Agora tenho vontade de ser uma microempreendedora”, afirma a estudante Maria Eduarda, de 17 anos, da Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central).

Em todo o estado, o projeto envolveu 120 escolas públicas distribuídas em 70 cidades mineiras. Nesta primeira edição, quase três mil alunos participaram do programa e cerca de 200 voluntários foram mobilizados para contribuir no desenvolvimento dos jovens.

Para a coordenadora do programa, Jéssica Rangel, o programa é uma ótima oportunidade para que os adolescentes desenvolvam o espírito empreendedor, além de proporcionar a eles uma experiência transformadora.

Para a formatura de BH e região, participaram 47 escolas, 47 professores, 736 estudantes e 83 voluntários das cidades de Brumadinho, Caeté, Contagem, Ibirité, Juatuba, Mateus Leme, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa, Vespasiano e Itaúna.


12 semanas de imersão no mundo dos negócios

Promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais, por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Esse é o objetivo do Meu Primeiro Negócio que proporciona, ao longo de 12 semanas, aprendizados sobre conceitos de mercado, comercialização e livre iniciativa. O estudantes são acompanhados por profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Como resultado, os jovens são imersos em uma jornada de educação empreendedora do começo ao fim do programa, tendo, assim, a oportunidade de ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho com mais capacitação.

Para as próximas edições, o programa prevê beneficiar cerca de 20 mil alunos de 650 escolas mineiras, contando com mais de dois mil voluntários até 2018. E se você quer participar do programa, o edital da segunda edição já está aberto. Clique aqui e confira. 

Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

Confira a cobertura especial da TVSIMI: 

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras