Daniel Costa, cofundador da Take, conversou com o SIMI durante a Arena de Negócios, no FINIT Festival
Por Pedro Matos/SIMI
A mudança no perfil dos consumidores e os novos canais, especialmente as redes sociais, estão promovendo transformações significativas na maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Definitivamente, ficar horas no telefone esperando para resolver um problema – em alguns casos sem sucesso – é uma situação cada vez mais inaceitável pelo mercado.
Daniel Costa, cofundador da Take, participou da Arena de Negócios, no FINIT Festival, e conversou com o Portal SIMI sobre as tendências no relacionamento entre clientes e empresas no próximo ano. Para o empreendedor mineiro, a principal mudança se dará no comportamento e nas estratégias da empresas. “A gente acredita no contato inteligente. É a presença digital da marca se relacionando diretamente com o cliente, principalmente pelos aplicativos de mensagem e redes sociais.”
Daniel explica que a comunicação com o cliente será feita de maneira mais íntima e conversacional, algo mais próximo do que acontece em uma troca de mensagens entre amigos, considerando as peculiaridades de cada negócio. “Os nossos amigos têm personalidades diferentes. O que é bacana nessa estratégia conversacional é que a empresa vai adotar a sua persona raciocinando quem é a pessoa do outro lado”, explica.
Canais
Aprimorar a integração entre os diferentes canais de comunicação disponíveis será um importante desafio para as marcas. De acordo com o cofundador da Take, essa integração é fundamental para garantir a boa experiência do cliente. “As ferramentas que geram experiência já estão presentes nas organizações. Tem que orquestrar as plataformas internas para transformar o atendimento em uma conversa. É isso que a nossa plataforma Blip faz e é isso que as empresas têm que fazer”, se referindo à plataforma de chatbots lançada pela empresa.
FINIT Festival
Este ano, a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) se transformou em um festival realizado em diversas partes de Belo Horizonte entre 7 e 28 deste mês. O FINIT Festival é um evento que impacta pequenos e grandes empresários, empreendedores, professores, estudantes, gestores e pessoas do ecossistema de inovação de Minas Gerais e de todo o país.
Fonte: