Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasEmpresa mineira desenvolve rea...

Empresa mineira desenvolve reagentes que detectam doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Produtos aprovados pela ANVISA já estão disponíveis para comercialização


Por Paula Isis/SIMI

Buscando facilitar a rotina laboratorial e agilizar a liberação de resultados, a Bioclin-Quibasa -empresa do setor de diagnóstico in vitro- desenvolveu um reagente que detecta com rapidez o Zika, Chikungunya e a Dengue. Os produtos devem ser utilizados quando o paciente apresentar a sintomatologia da doença.

Para o diretor técnico da Bioclin-Quibasa, Silvio Arndt, os kits permitem a amplificação e detecção do material genético do vírus. Ainda segundo o diretor, o tempo de reação do teste é em média de três horas e não necessita refrigeração, o que facilita o transporte e distribuição do produto em território nacional, pois não sofrem alterações por conta da temperatura.

Comercialização
A Bioclin-Quibasa é a primeira empresa 100% nacional a registrar e lançar no Brasil os produtos para detecção específica em tempo real, sem reatividade cruzada. De acordo com Vanessa Silva, gerente da Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Ambiotec), é muito importante que uma empresa mineira coloque no mercado brasileiro um produto de inovação tecnológica, comprovando que o estado é um dos melhores polos de diagnósticos do Brasil.

Os kits já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e já estão disponíveis para comercialização.

Caso de saúde pública grave
O Zika Vírus pertence à família Flaviviridae, e assim como o vírus da Dengue, pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que está amplamente disseminado pelo país.

Quando infectado pelo vírus Zika, o paciente apresenta diversos sintomas não específicos, semelhantes à Dengue e a febre Chikungunya, como, erupção cutânea, febre, manchas na pele, dor nas articulações, ou conjuntivite (olhos vermelhos). Outros sintomas comuns incluem dor muscular e dor de cabeça.

Cerca de uma em cada cinco pessoas infectadas com o vírus Zika fica doente, isto é, apresenta os sintomas. A doença é geralmente leve com sintomas brandos que duram, em média, uma semana.

Estudos indicam a associação do vírus com doenças severas como a Síndrome de Guillain Barré. A microcefalia em bebês, causada a partir da infecção da mãe durante o período de gravidez, tornou o Zika Vírus um caso de saúde pública grave.

A detecção precoce do vírus é necessária para a definição de tratamento, e em gestantes é importante para o acompanhamento da gravidez e do recém-nascido.

Leia também:
– Funed cria óleo que mata larvas do Aedes aegypti
– Sistema desenvolvido pela UFMG pode auxiliar no combate ao Zika Vírus

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras