Maratona foi realizada nesse final de semana pela Instituto Sustentar e fez parte da programação do FINIT Festival; confira as equipes selecionadas
Por Renato Carvalho/SIMI

Nesse final de semana foi realizado, na sede do Lemonade, o Hackathon Sustentar. A maratona de desenvolvimento de soluções faz parte do Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, que está em sua 11ª edição. O encontro teve como propósito apresentar propostas inovadoras para desafios globais do desenvolvimento sustentável na indústria do aço e mineração.
Durante 36 horas, 60 participantes divididos entre 12 equipes trabalharam em projetos para três empresas patronas: ArcelorMittal, Gerdau e Vallourec. As equipes receberam mentoria de profissionais especializados em inovação e desenvolvimento de negócios. Os projetos deveriam atender quatro temas propostos:
- Produção de aço com baixa pegada de carbono
- Reciclagem urbana
- Economia circular aplicada à Indústria do Aço
- Economia circula com foco na mineração
A facilitadora Yule Mares, que também é agente de aceleração do Lemonade, ajudou a orientar os participantes. Segundo ela, o primeiro dia do evento foi destinado às mentorias das empresas patronas e para as equipes modelarem as ideias conforme as demandas das empresas. “Os representantes das empresas se apresentaram, contextualizaram o desafio e mostraram as oportunidades. Eles explicaram o que cada empresa já está desenvolvendo para que as mesmas soluções não fossem geradas no hackathon”, explicou.

Os participantes Luis Carlos Souza e Renato Simoni estavam animados com o desafio. O primeiro é empresário, cursa Engenharia Ambiental e tem um projeto na área de reciclagem urbana. “Estamos trabalhando no projeto da Gerdau, de reciclagem urbana que visa a compra de sucata ferrosa”, disse.
Renato também é empresário e veio ao hackathon com o objetivo de apresentar um projeto social, mas viu que o propósito da maratona maior. “Isso aqui te faz pensar, te faz sair da zona de conforto. Estamos trabalhando para a ArcelorMittal e está sendo fantástico. Eu tinha uma expectativa, mas ela dobrou ao chegar aqui”, revelou.

O segundo dia, domingo, foi voltado para a metodologia de prototipagem e de apresentação, já que os grupos tiveram que ‘vender’ seus negócios para uma banca avaliativa. “As melhores soluções serão premiadas dentro do nosso Fórum Sustentar, que será realizado no dia 23 deste mês, no Sebrae Minas. Vamos fazer um demoday e os vencedores receberão uma importância em dinheiro e terão a possibilidade de ter seus projetos absorvidos pelas empresas”, explicou Jussara Utsch, diretora-executiva do Instituto Sustentar.
Conheça as seis equipes selecionadas para o demoday
Das 12 equipes, metade foi selecionada para se apresentar no 11º Fórum Sustentar, que será realizado no dia 23 deste mês, no Sebrae. Para cada empresa patrona, duas equipes foram selecionadas:
ArcelorMittal
. Nanno
. RenovAção
Gerdau
. Eletrobio
. Fant Escola de Reciclagem
Vallourec
. Valloriza
. InovAção
As inscrições para o 11º Fórum Sustentar são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
Fonte: