TV SIMI foi até à faculdade conhecer de perto como as mudanças do ensino estão preparando os profissionais para o futuro
Por Paula Isis/SIMI
Durante o III Seminário Engenheiro do Futuro, realizado entre 8 e 9 de março, a TV SIMI foi até a Escola de Engenharia da UFMG para saber como a universidade tem trabalhado questões como cidadania, empreendedorismo e gestão com seus alunos inovando a grade curricular.
A escola já é referência em inovação. Desde o centenário, celebrado em 2011, a instituição tem passado por intensas mudanças, tornando o ensino mais humano e trazendo mais gestão, pesquisa, bem-estar e prática para seus alunos.
O Engenheiro do Futuro tem como objetivo repensar os modelos de ensino oferecidos pelos cursos de Engenharia no país atualmente, além de proporcionar a troca de experiências entre instituições e agentes envolvidos no ensino da engenharia no Brasil e no exterior.
Durante os dois dias de evento, palestras com grandes nomes do empreendedorismo, como Ken Singer, diretor-geral de empreendedorismo da Universidade de Berkeley e David Goldberg, autor do livro “A New Whole Enginner”, e rodas de discussões instigaram os alunos a propor uma nova perspectiva sobre o profissional de engenharia.
“Mais do que preparar o ‘engenheiro do futuro’, precisamos preparar o engenheiro do presente. Ele precisa estar preparado para lidar com o momento atual que nossa sociedade está vivendo”, ressalta o diretor da Escola de Engenharia, Alessandro Moreira.
Quer saber como a Escola de Engenharia tem realizado esta mudança nos alunos? Então aperte o play no vídeo da TV SIMI:
Fonte: