Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasEstudante mineiro representa o...

Estudante mineiro representa o Brasil em prêmio internacional

Diogo Afonso Leitão, de 16 anos, está entre os 30 semifinalistas do Breakthrough Junior Challenge, prêmio de vídeos inovadores sobre ciência


Por Redação

Esta é a terceira vez que Diogo participa da premiação
Crédito: Arquivo Pessoal

Em apenas três minutos, você tem a missão de ensinar de forma criativa, agradável e precisa, conceitos complexos de física, matemática ou ciências naturais. Esse foi o desafio que motivou o estudante de 16 anos, Diogo Afonso Leitão, da 2ª série do ensino médio, a se inscrever no Breakthrough Junior Challenge, uma competição global de vídeos originais e inovadores destinada a estudantes com idades entre 13 e 18 anos.

Com o vídeo “Quantum Tunneling & Superposition”, o jovem foi selecionado para a semifinal da competição. Seu material integra a seleta lista de 30 vídeos que se destacaram entre mais de 2,5 mil inscritos de todos os continentes. Mas esta façanha já foi realizada por ele anteriormente. Esta é a terceira vez consecutiva que o participante brasileiro chega a essa fase da competição.

Se Diogo conquistar o 1º lugar, receberá uma bolsa de estudos no valor de US$ 250 mil, a escola de origem receberá US$ 100 mil para investimento nas instalações dos laboratórios de ciência, e o professor indicado pelo participante receberá US$ 50 mil.

O estudante acredita que a ciência é responsável por moldar o mundo. Ele lembra que o estudo de semicondutores, por exemplo, permitiu a criação de tecnologias incontáveis, como a televisão, computadores pessoais, celulares e internet. Para ele, o aprendizado da ciência se mostra essencial para inspirar outros jovens, tanto para seguirem carreira científica, quanto para reconhecer o papel da ciência na sociedade. “A busca constante pela investigação da realidade e de acreditar somente naquilo que apontam evidências. Aprender ciência é, portanto, descobrir como interpretar o mundo”, afirma.

Para conferir o vídeo que está concorrendo ao prêmio,  clique neste link.

Paixão por vídeos científicos é antiga

A paixão por vídeos sobre conceitos científicos não é incomum para Diogo. Em 2015, por exemplo, quando estava no 8º ano, ele criou um canal de vídeos no YouTube para compartilhar curiosidades sobre ciência. De acordo com ele, o objetivo era “estimular as pessoas a buscarem o saber da ciência e fazer com que se apaixonem por ela”. No mesmo ano, o jovem recebeu o certificado de medalha de ouro na Copa Brasil de Matemática, Mangahigh.

Já em 2016, ele foi medalha de prata na segunda Copa Brasil de Matemática e finalista do Breakthrough Junior Challenge, ficando entre os 15 melhores desta competição global.

Atualmente, o Portal da Ciência, que conta com 57 mil inscritos e quase 2 milhões de visualizações, aborda temas de física, astronomia, matemática e até ciências políticas. Diogo explica que a escolha do conteúdo a ser abordado é baseado na complexidade, relevância. “Afinal, o espírito da ciência é desbravar o desconhecido, e são nos temas mais difíceis que se encontram as verdades mais surpreendentes.”

Para o estudante, a participação no Breakthrough Junior Challenge é uma oportunidade única para ampliar os conhecimentos científicos. “Fico muito honrado por representar o Brasil, mas também decepcionado por ser o único. Isso é reflexo de uma desvalorização da ciência em nosso país. E, em minha concepção, não há desenvolvimento sem ciência e sem a democratização do conhecimento. Caso eu consiga esta bolsa de estudos, pretendo estudar ciências políticas nos EUA para, depois, retornar ao Brasil. Essa escolha se baseia no sonho de ajudar no desenvolvimento do país e, principalmente, na valorização da pesquisa e dos professores”, esclarece.

A premiação

Criado em 2015, o Breakthrough Junior Challenge foi implantado a partir de recursos disponibilizados por Mark Zuckerberg (Silicon Valley Community Foundation) e pela Milner Global Foundation, com o objetivo de desenvolver o conhecimento dos jovens e promover a escolha de carreiras científicas, além de estimular a imaginação e o interesse do público em geral por conceitos fundamentais da ciência.

Fonte: Minas Faz Ciência

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras