Projeto busca comprovar que o resultado da mistura dos compostos é o mesmo tanto na Terra quanto em baixa gravidade
Por Redação

Adolescentes brasileiros de São Paulo foram premiados pela Agência Espacial Americana (NASA) e colocaram seus projetos em ação no espaço. Os jovens de apenas 12 e 13 anos desenvolveram o projeto Cimento Espacial, que espera comprovar a teoria de que a microgravidade não afetaria o processo de um composto envolvendo água, cimento e plástico. Dessa forma, o produto final dessa mistura seria o mesmo obtido tanto na Terra quanto no espaço.
Para a missão, foram confeccionados dois tubos, ambos com uma subdivisão. Em uma parte há água, e na outra o cimento com o plástico de cana de açúcar. O primeiro tubo foi enviado na última sexta-feira, para a Estação Espacial Internacional, na qual um astronauta realizou a mistura do composto, que permanecerá por quatro semanas no espaço.
Já aqui na Terra o procedimento foi realizado da mesma forma. O tubo foi chacoalhado no mesmo período, e após um mês os resultados serão analisados. Caso a microgravidade espacial não mude o produto final obtido a partir da mistura, novas portas para Nasa explorar construções fora do planeta se abrem.

O Cimento Espacial superou duas etapas iniciais de seleção e outros 71 projetos e foi selecionado, em dezembro de 2017, pela Agência Espacial para a realização do teste.
Fonte: