Focadas nos turistas, startups investem em plataformas de hotelaria e turismo gastronômico
Por Paula Isis/SIMI
Somente em 2014, mais de 6,4 milhões de turistas visitaram o Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur). Ainda de acordo com o ministério, sete em cada dez brasileiros escolhem viajar pelo país. Além disso, estima-se que o turismo ganhará mais força nos próximos meses com a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no país. O ministro do Turismo, Vinícius Lage, acredita que cerca de 350 mil estrangeiros visitem o Brasil durante as Olímpiadas.
De olho nesse mercado aquecido, as startups Evnts e Menu for Tourist acabam de integrar o time das 40 empresas selecionadas que serão aceleradas pelo programa do Governo de Minas Gerais, o Seed- Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development.
Turismo gastronômico
Dizem que a melhor forma de conhecer um país é experimentado suas comidas típicas. O turismo gastronômico proporciona aos visitantes uma viagem pelos sabores do mundo.
“Chega de problema de comunicação com restaurantes!”, com esse slogan que a carioca Menu for Tourist pretende conquistar o turista estrangeiro durante sua visita ao Brasil. A startup desenvolveu um aplicativo que permite que o usuário encontre cardápios traduzidos no seu idioma.
O Menu for Tourist é o app oficial das Olimpíadas pela prefeitura do Rio. Atualmente o aplicativo tem mais de 10 mil downloads. “E, claro, esperamos um número muito maior durante as Olimpíadas”, afirma a CEO, Melina Guelman.
Hospedagem em grupo
A Events é uma ferramenta ideal para aqueles amigos que desejam viajar juntos, mas não querem gastar muito com hospedagem, e também, para empresas que desejam realizar um evento em alguns dos hotéis mais bem conceituados do Brasil.
A startup mineira desenvolveu uma plataforma de reserva de hotéis para grupos (acima de sete pessoas) e eventos. Através da ferramenta, a empresa oferece facilidade e gestão de reservas para seus clientes, além de descontos que variam de 25 a 40% se comparados a outras agências online como Booking e Expedia.
Seed
Conduzido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES, o Seed tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e transformar Minas Gerais em um polo tecnológico, por meio de ideias inovadoras. O programa tem alcance internacional e busca atrair empresas de todo o mundo para o ambiente do estado, estabelecendo um ecossistema de integração, troca de experiências e geração de resultados.
Fonte: