A cidade holandesa Bodegraven está testando a tecnologia que divide opiniões no país
Por Redação
Nos dias de hoje é difícil ficar off-line e desligados dos últimos acontecimentos. O smartphone é o companheiro inseparável das pessoas, seja em qualquer lugar. Pensando na segurança dos distraídos que caminham pelas ruas vidrados em seus celulares, a cidade de Bodegraven, na Holanda, instalou faixas de pedestres luminosas para reforçar a sinalização de trânsito.
As luzes mudam de cor conforme o sinal de trânsito – verde significa que o pedestre pode atravessar e vermelho indica a parada – e foram desenvolvidas para alertar quem anda por aí de cabeça baixa.
No entanto, a iniciativa foi criticada pela Associação Holandesa de Segurança no Trânsito, já que “premia o mau comportamento”. Segundo o presidente da entidade, Jose de Jong, não é uma boa ideia ajudar as pessoas a ficarem olhando para seus aparelhos.
“Não queremos ninguém no trânsito usando celular, nem os pedestres. As pessoas precisam estar atentas ao entorno para garantir que os carros estão realmente parando nos sinais vermelhos”, disse de Jong.
A Tecnologia foi instalada para testes em apenas um cruzamento da cidade, na proximidade de três escola da cidade.
Fonte: