Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasFapemig e CGE lançam desafio à...

Fapemig e CGE lançam desafio às startups mineiras para o combate à corrupção

Parceria inédita consiste no lançamento de um desafio para o desenvolvimento de app de controle social


Por Redação

Crédito: Carlos Alberto/Imprensa-MG

Combater a corrupção no Estado. É com este objetivo que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) firmaram uma parceria inédita para o lançamento de um desafio para o desenvolvimento de um aplicativo que irá promover o controle social. O desafio é destinado às startups mineiras e a perspectiva é que o mesmo seja lançado até o início do próximo ano.

Segundo Lincoln Teixeira, auditor chefe da Fapemig, a ferramenta busca dar voz ao cidadão, além de possibilitar que o mesmo avalie efetivamente os produtos e serviços públicos oferecidos, trazendo a opinião da sociedade para gerar aprimoramentos nas entregas. Lincoln também acredita que será possível conseguir extrair informações estratégicas para implantação de políticas públicas futuras. Além disso, ele destaca que a parceria com a Fundação é essencial como suporte na tomada de decisões. “Precisamos dar celeridade ao processo e o Know-how de CT&I da FAPEMIG é importante para fomentar o desenvolvimento e a seleção desses aplicativos”, ressalta o auditor.

O próximo passo é uma reunião entre as startups apoiadas pela Fundação, que deve ocorrer entre fevereiro e março de 2017. No encontro, serão discutidas as necessidades e as demandas para o desenvolvimento do aplicativo e a partir dessa reunião será elaborado o regulamento do concurso para desenvolvimento do app. O concurso entre as startups vai selecionar e premiar o vencedor no final de 2017.

Essa ação integra o Programa Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI), de competência da CGE, e que foi lançado em dezembro, no auditório do BDMG, em Belo Horizonte.

Fonte: Fapemig

Cesta De Compras