Programa dará a startups e empresas de tecnologia a oportunidade de participar de um programa de aceleração desenvolvido em parceria pela própria instituição, o Sebrae e o Governo do Estado
Por Redação
O Dia da Indústria foi celebrado com otimismo pelo setor produtivo mineiro em solenidade no Minascentro, em Belo Horizonte, na noite do último dia 2. Empresários, representantes do poder público e da sociedade participaram do evento.
O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, ressaltou que apesar da confiança em que o quadro crítico enfrentado pelo estado e pelo país possa ser revertido, são necessárias mudanças estruturais na condução política e econômica da nação. O líder empresarial ainda pontuou sobre um conjunto de propostas apresentado durante a solenidade para a retomada do crescimento econômico do país que será enviado ao Governo Federal, a “Agenda para o Brasil 2016/2018 – Proposta da Indústria Mineira para o Brasil mudar”.
FIEMG Lab
Em meio às comemorações, Olavo Machado também anunciou o novo projeto do Sistema FIEMG, o FIEMG Lab. O programa é uma iniciativa pioneira entre as Federações de Indústria no Brasil, a intenção é incentivar novos negócios de impacto e viabilizar a aceleração de todos eles. O grande diferencial dessa iniciativa é a qualidade do seu time.
O programa vai abarcar empresas de base tecnológica, startups e spin-offs corporativas, propondo a transformação de tecnologia em negócio e faz uma conexão entre os universos da Indústria e das startups. A junção de tais modelos pode preconizar benefícios como inovação disruptiva, atração de investimentos, aquisição de mercado e novas tecnologias e vantagens competitivas.
Inicialmente, serão selecionados 100 projetos com potencial para se tornar um empreendimento de sucesso. Por meio de processo seletivo no decorrer do programa, as empresas participantes passarão por diagnósticos, encontros de aceleração, checkpoints e mentorias, capacitações e mensuração de resultados. Na fase final, será promovida a expansão acelerada dos cinco projetos mais impactantes, que serão internacionalizados e terão um aumento na base de clientes.
Olavo Machado Junior, qualifica o programa como modernizador. “O projeto reconhece a potencialidade inovadora das startups e oferece oportunidades para que essas empresas sejam capazes de desenvolver tecnologias de alto impacto para as indústrias mineiras”.
Já para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Côrrea, a iniciativa representa um estímulo à aceleração. “Minas aposta em inovação e empreendedorismo como forma de desenvolvimento econômico. Uma das formas de crescer é continuar investindo em tecnologia e nos profissionais que querem empreender em nosso estado”, salienta.
O Dia da Indústria
O evento condecorou Bruno Melo Lima, presidente da Metalsider Ltda., como “Industrial do Ano”, e agraciou outros 15 empreendedores do estado com a medalha do Mérito Industrial. “A crise tem sido um período tenso, mas receber da FIEMG essa honraria traz muita alegria e responsabilidade. Acredito que a honra reflete título a atuação do empresariado mineiro que, apesar da crise, insiste em investir e seguir seus negócios, acreditando na recuperação de nossa Indústria e de nossa economia” afirmou Bruno.
*Com informações da FIEMG
Fonte: