Acordos de cooperação preveem uma série de ações em conjunto com estes países
Por Franco Serrano/SIMI
A Fapemig, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, firmou novas parcerias com duas instituições internacionais: a Embaixada da França e a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Segundo a instituição, as parcerias têm o objetivo de apoiar iniciativas de atividades em conjunto entre professores e pesquisadores mineiros, franceses e peruanos.
Parceria francesa
Esta parceria com a embaixada Francesa prevê, além de projetos de pesquisa em conjunto, mobilidade de pesquisadores, pós-doutores e alunos de doutorado e mestrado e também a realização de programas de mobilidade e/ou pesquisa que incluam o incentivo ao ensino e a disseminação da língua francesa nas Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais.
Outros benefícios são: realiação de seminários e workshops e outras atividades que promovam o estreitamento dos laços entre Minas Gerais e França em Cooperação Acadêmica, Pesquisa e Desenvolvimento.
Parceria peruana
Esta parceria refere-se à cooperação entre a entidade mineira e a Pontifícia Universidade Católica peruana. Ela contempla desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto e também mobilidade de Pesquisadores, alunos de pós-doutorado, doutorado e mestrado.
Desenvolverá também programas de treinamento baseados em cursos novos ou já existentes que poderão ser disponibilizados como capacitação profissional para staff sênior da indústria ou governo e realização de seminários e workshops em conjunto, além da preparação e coordenação de outras atividades em conjunto.
Próximos passos
Um workshop já está previsto para celebrar a primeira parceria da FAPEMIG na América Latina, com os seguintes temas de Pesquisa de Microeletrônica, Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial Aplicada, Telecomunicações Rurais Robótica Aplicada, Biomecânica e Bioengenharia.
Segundo a Fapemig, o objetivo do workshop é promover a pesquisa conjunta entre pesquisadores de Minas Gerais e Peru. O encontro será de 4 a 6 de outubro e a participação é aberta a qualquer pesquisador vinculado a ICTs de Minas Gerais que desenvolvem pesquisa dentro de uma dessas cinco áreas.
Fonte: Fapemig