Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasFuned cria óleo que mata larva...

Funed cria óleo que mata larvas do Aedes aegypti

Produto a base de cravo mostrou-se 100% eficaz, mas a novidade precisa ser patenteada para ser distribuída ou comercializada.


Por Da redação

Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) desenvolveram um óleo feito à base de cravo, que pode ser mais um aliado no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

Testes laboratoriais confirmaram a eficiência de 100% de uma substância retirada do cravo no combate às larvas do mosquito. Segundo análise, a larvas morreram imediatamente ao entrarem em contato com o óleo da especiaria.

Mas não adianta tentar misturar o cravo à água. Em entrevista ao MGTV, a pesquisadora da Funed, Alzira Batista Cecílio explicou que não adianta plantar ou tentar fazer a receita em casa, os óleos essenciais só podem ser extraídos em laboratórios.

A novidade ainda precisa ser patenteada para ser vendida ou distribuída pelo governo. Para os especialistas em epidemiologia, o óleo pode ser um aliado, mas o combate à proliferação do mosquito ainda é a maior prioridade. “O que é eficiente é eliminar os criadouros. Então não basta só tratar aquele criadouro que está com larva, tem que eliminar para ele não virar larva”, afirma a pesquisadora.

Segundo a Funed, ainda não há previsão de quando o óleo chegará ao mercado.

Novos casos
Em 2016, Minas Gerais registrou, até o dia 2 de fevereiro, 37.737 casos prováveis de dengue e 2 óbitos. Em relação à Febre Chikungunya, 160 casos foram notificados neste ano: 46 desses já foram descartados e 114 seguem em investigação. Já em relação ao Zika Vírus, todos os 50 casos notificados em 2016 seguem sob investigação. 

*Dados da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais
*Com informações do G1.
*Foto: 
M de Mulher

Fonte:

Cesta De Compras