InicialBlogNotíciasFuned terá curso gratuito de m...

Funed terá curso gratuito de mestrado em biotecnologia

Área de concentração é a biotecnologia em saúde, com ênfase em bioprodutos e bioensaios

Docentes do curso devem ser os próprios pesquisadores da Funed
Crédito: Divulgação/Funed

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai abrir um curso de mestrado profissional em Biotecnologia a partir do segundo semestre de 2018. Gratuito, o curso será de ampla concorrência e terá aproximadamente 20 vagas para alunos com formação em áreas ligadas à biotecnologia.

O curso é inédito em Belo Horizonte e sua área de concentração é a biotecnologia em saúde, com ênfase em bioprodutos e bioensaios. Segundo o presidente da Fundep, Mercelo Siqueira, o mestrado é uma oportunidade de formação de profissionais com conhecimentos que podem retornar para a própria instituição. “Será o caminho para desenvolvermos nossa própria tecnologia e realizar a produção de medicamentos, tudo dentro da Funed”, disse.

A iniciativa é da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação, que criou um grupo estruturador. A equipe está em fase de elaboração da proposta do curso, realizando a avaliação de currículos dos futuros docentes, que são pesquisadores da Funed.

“Nossos pesquisadores atuam geralmente como coorientadores de alunos de outros programas de pós-graduação que realizam suas pesquisas em nossos laboratórios, com ampla e moderna estrutura para seus estudos”, explicou Rodrigo Leite, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. “Minas Gerais tem tudo para se tornar um grande polo tecnológico do Brasil.”

Próximos passos

O cadastro do curso já foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação. O próximo passo é a submissão da Apresentação de Propostas para Novos Cursos, que deve ocorrer entre setembro e outubro. Caso a proposta seja recomendada, a Funed vai organizar o edital de seleção para a primeira turma do curso.