Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasGames ajudam na popularização ...

Games ajudam na popularização do VR, que precisa de mais foco das empresas

Na palestra da Campus Party Brasil, tema foi debatido e apontou oportunidade de exploração do mercado


Por Renato Carvalho – SIMI

A realidade virtual (VR) é um dos pontos mais quentes da tecnologia na atualidade. Fruto de desejo de muitos, a VR tem sido muito usada para jogos. No entanto, o futuro dessa vertente, assim como a realidade aumentada e mixada, promete uma infinidade de opções aos usuários.

O mercado gamer, na opinião do jornalista Pedro Zambarda, é um oceano de oportunidades para o desenvolvimento da tecnologia. Por outro lado, até o momento não há muitas grandes empresas focadas na produção destinada ao entretenimento. “Ninguém sabe muito bem o que fazer com VR”, disse.

Para ele, o momento atual do VR é equivalente ao início dos anos 2000, época em que os smartphones começavam a surgir, mas de forma discreta entre usuários. “Estamos passando por uma revolução da computação e devemos isso graças ao desenvolvimento dos smartphones”, avaliou.

Já Rodrigo Mandarino Terra, diretor audiovisual e transmídia, acredita que os games serão importantes para o desenvolvimento da tecnologia, mas acredita que o uso para serviços do dia a dia representarão a grande popularização do VR.

“O VR constrói uma relação de presença. É preciso entender como fazer o usuário entrar na história. Já a realidade aumentada transforma o olhar da pessoa com relação ao seu corpo. Não é um personagem, e sim você”, comentou sobre o potencial.

Rodrigo afirma que o mercado está “explodindo”, mas há pouca gente produzindo e com condições para produzir. Fica aí a oportunidade para explorar e se desenvolver no ramo. O futuro será “com realidades mixadas”.

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras