Pesquisa identificou como a cultura startup move a inovação global nas multinacionais
Por Redação

A inovação corporativa é um assunto bastante discutido nas empresas. Para entender este cenário, as empresas têm utilizado estratégias para conhecer as tendências globais, além de acompanhar a transformação digital que também é pauta nos principais setores da indústria global.
Buscando ajudar na compreensão desse processo, a General Eletrics (GE) lançou a edição 2018 do Barômetro de Inovação Global. De acordo com a empresa, mais de dois mil executivos de 20 países responderam questionamentos sobre oportunidades e adversidades para inovar.
Tecnologia disruptiva
Indagados sobre qual tecnologia mais impactará a indústria, 63% dos entrevistados acreditam que a impressora 3D será a que trará mais resultados positivos, aumentando a criatividade e levando para o mercado novos produtos com mais velocidade.
Desafios para inovar
A falta de mão de obra qualificada é o maior desafio para inovar, segundo o s executivos. Para eles, ter uma equipe com habilidades e talentos voltados para a inovação é fundamental para o sucesso de um novo projeto.
Eles também elencaram a falta de investimentos, dificuldade de alcançar um mercado mais amplo para as novidades já desenvolvidas e necessidade de arriscar para ter sucesso como fatores que têm dificultado a inovação corporativa.
Quem traz inovação para o mercado?
Segundo 23% dos entrevistados, as multinacionais são as responsáveis por conduzir a inovação. Em segundo lugar, com 18% das respostas, estão as grandes empresas com sede nos países.
Estes dados apontam uma mudança grande no cenário. Em 2014, por exemplo, as pequenas e médias empresas (PMES) eram apontadas como as principais propulsoras das novidades (alcançaram o primeiro lugar com 22% das respostas). Atualmente, elas ocupam a quinta posição no ranking, representando apenas 11% da lembrança.
Inovação das startups
Sobre a percepção dos executivos em relação ao papel das startups na inovação, não houve grandes mudanças. Em 2014, para 20% dos líderes os novos modelos de negócios eram os responsáveis pela inovação e em 2018, 18%.
Startups x grandes empresas
Segundo a GE, o fato de as multinacionais e grandes empresas terem sido vistas como grandes propulsoras da inovação na pesquisa realizada neste ano não significa que o “modelo startup” tenha sido superado. Muito pelo contrário.
Muitos acreditam que a cultura da startup tenha sido, de alguma forma, assimilada pelas empresas tidas como tradicionais. Em 2016, por exemplo, 81% dos executivos disseram ver nas startups uma forma de se reinventar e acompanhar a velocidade das transformações digitais. E aparentemente eles se apoiaram nelas para encontrar o caminho da inovação.
BARÔMETRO DA INOVAÇÃO |
2014 |
2018 |
Multinacionais |
19% |
23% |
Grandes empresas (mais de 250 funcionários) com sede no país |
14% |
18% |
Startups e empreendedores individuais |
20% |
18% |
Universidades e centros de pesquisa |
11% |
12% |
Pequenas e médias empresas (de 10 a 250 funcionários) |
22% |
11% |
Órgãos governamentais e entidades públicas em nível nacional |
9% |
9% |
Empresas públicas |
1% |
5% |
Entidades públicas em nível regional ou municipal |
3% |
2% |
Fonte: FiemgLab